Sam Altman, CEO da OpenAI, está promovendo a ideia de formar uma aliança global para impulsionar o avanço da infraestrutura de inteligência artificial. Ele está envolvido em discussões com líderes governamentais e empresariais no Oriente Médio e em países ocidentais com esse propósito. Altman recentemente visitou os Emirados Árabes Unidos para avançar nessas conversas, conforme reportado pela Bloomberg.
Essas discussões fazem parte dos esforços de Altman para lidar com preocupações relacionadas ao fornecimento de chips e outras estruturas cruciais para o rápido desenvolvimento da inteligência artificial em todo o mundo. Ele também está abordando questões relacionadas à energia e à capacidade dos data centers.
Durante sua estadia nos Emirados Árabes Unidos, Altman se encontrou com Martina Strong, embaixadora dos EUA no país. Ele também está programado para visitar Washington na quinta-feira para reuniões no Capitólio, de acordo com informações da Bloomberg.
Essas iniciativas recentes de Altman no Oriente Médio são parte de um plano mais amplo para atrair investimentos significativos na infraestrutura de inteligência artificial. No início de fevereiro, ele teria buscado aprovação do governo de Joe Biden para um projeto de fabricação de chips no valor de US$ 7 trilhões. No entanto, a viabilidade desse ambicioso plano foi questionada por especialistas.
De acordo com relatos da Bloomberg, os esforços para atrair investimentos de entidades nos Emirados Árabes Unidos podem levantar preocupações legais por parte do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, que está cada vez mais atento às conexões entre fundos de riqueza do Oriente Médio e a China.
Por causa dessas preocupações, os congressistas americanos têm mostrado interesse em investigar a empresa de IA G42 de Abu Dhabi. Há relatos anteriores de que a G42 estava interessada em investir no negócio de chips da OpenAI, mas até agora as negociações não avançaram.
Enquanto isso, a OpenAI tem registrado um aumento significativo na receita, atingindo a marca de US$ 2 bilhões em dezembro do ano passado, tornando-se uma das empresas de tecnologia de crescimento mais rápido. Esse sucesso provavelmente está impulsionando os esforços de Altman para garantir investimentos na infraestrutura de IA.