Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 30 setembro, 2024
Início » Bancos ocidentais se rebelam contra medidas da UE sobre fundos russos

Bancos ocidentais se rebelam contra medidas da UE sobre fundos russos

Por Marina B.

Alguns bancos ocidentais iniciaram uma campanha contra as propostas da União Europeia para redistribuir bilhões de euros em juros obtidos sobre ativos russos congelados, revelaram fontes confiáveis da indústria. O receio é que tais medidas possam desencadear litígios custosos.

Os líderes da União Europeia estão debatendo um plano nessa quinta-feira (21), para destinar até 3 bilhões de euros por ano para fornecer armas à Ucrânia, num esforço para fortalecer sua defesa contra a Rússia, que ainda seria a proprietária dos ativos congelados subjacentes.

Alguns bancos temem ser responsabilizados pela Rússia se estiverem envolvidos em qualquer transferência de fundos para a Ucrânia, e preocupam-se com a possível expansão do plano da UE para incluir ativos em contas detidas para indivíduos e empresas sancionadas.

As fontes também expressam preocupações com relação à confiança no sistema bancário ocidental, temendo que as propostas possam miná-la ainda mais.

As preocupações estão sendo compartilhadas com legisladores britânicos e da zona do euro pelas fontes, que optaram por permanecer anônimas devido à sensibilidade do assunto, sinalizando possíveis litígios quando as sanções anti-Rússia forem eventualmente amenizadas ou levantadas.

A Rússia alerta que qualquer tentativa de confiscar seu capital ou interesses resultará em litígios prolongados. Moscou afirmou repetidamente que retaliará se seus bens ou rendimentos forem expropriados.

A Euroclear detém o equivalente a 190 bilhões de euros em títulos e numerário do banco central russo. Bancos ocidentais também detêm bilhões em ativos pertencentes a empresas e indivíduos sujeitos a sanções.

O plano da UE prevê o pagamento de uma taxa à Euroclear, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O depositário central de títulos com sede na Bélgica também será autorizado a reter temporariamente 10% dos lucros sobre ativos russos irrecuperáveis como garantia contra litígios.

Cerca de 90% dos fundos apreendidos seriam destinados através do Mecanismo Europeu para a Paz para compra de armas para a Ucrânia, com o restante reservado para recuperação e reconstrução.

Os advogados examinando as propostas afirmam que as compensações não necessariamente neutralizariam potenciais litígios. Há incertezas sobre a rapidez e o apoio dos Estados-Membros da UE para implementar as propostas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.