Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 1 outubro, 2024
Início » Vitória da inclusão: Câmara dos Deputados aprova lei que reconhece símbolo para pessoas com visão monocular

Vitória da inclusão: Câmara dos Deputados aprova lei que reconhece símbolo para pessoas com visão monocular

Por Marina B.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados deu aval ao Projeto de Lei 3294/21, que estabelece diretrizes para o uso do símbolo nacional de acessibilidade destinado às pessoas com visão monocular.

A deputada Amália Barros (PL-MT), relatora do projeto, destacou a importância de garantir os direitos desses cidadãos, conforme estabelecido no Estatuto da Pessoa com Deficiência. “É justo e necessário que haja uma sinalização apropriada”, afirmou em defesa da aprovação da medida.

O símbolo, representado por um indivíduo com a mão sobre o olho cego, foi concebido em 2017 pelo Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular.

Segundo o texto, já aprovado pelo Senado, o referido emblema deverá ser afixado em todos os locais com acessibilidade para pessoas com visão monocular, bem como nos serviços prioritários destinados a esse grupo. Qualquer alteração no desenho oficial do símbolo será proibida.

Conscientização

O autor da proposta, senador Wellington Fagundes (PL-MT), argumentou que o símbolo contribui para conscientizar a população sobre o tema. “Ele indica produtos, lugares e tudo que é acessível para pessoas com deficiência visual”, explicou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando uma pessoa possui visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto o outro mantém visão normal.

Tramitação

O projeto segue em tramitação e será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, podendo ser conclusivo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.