O pregão desta segunda-feira (18), viu o Ibovespa encerrar em alta. Enquanto papéis de commodities metálicas surfaram na valorização do minério de ferro global, as ações da Petrobras enfrentaram uma queda significativa, inicialmente arrastando o índice para território negativo. No entanto, o mercado conseguiu se recuperar e fechar em terreno positivo.
Fabio Louzada, economista, planejador financeiro CFP® e fundador da Eu me banco, ofereceu uma análise apontando que esta semana é marcada por decisões econômicas cruciais sobre taxas de juros, tanto no Brasil quanto nos EUA. No Brasil, o Banco Central provavelmente optará por mais um corte de 0,5 p.p., seguindo as expectativas do mercado.
Não se esperam grandes surpresas, dado que o BC já indicou a continuidade do ritmo de cortes. Enquanto isso, nos EUA, os investidores estão de olho no discurso de Jerome Powell, que pode dar pistas sobre possíveis cortes de juros por lá. Powell adotou uma postura cautelosa, e os investidores aguardam qualquer sinalização positiva em relação a cortes de juros.
No cenário das altas de hoje, destacam-se empresas como Klabin, impulsionada pela valorização do dólar, e também Vale, GGBR4, USIM5 e CMIN3, influenciadas pelo aumento do minério de ferro no exterior. Por outro lado, Magazine Luiza e Cogna figuram entre as maiores altas do dia, com os investidores otimistas em relação aos resultados das empresas.
Apesar do aumento do petróleo no exterior, as ações da Petrobras caíram aqui no Brasil, devido às preocupações do mercado com interferências governamentais na empresa. MRV também teve uma queda devido à revisão de suas projeções. O CFO da empresa, Ricardo Paixão, anunciou que construirão menos unidades do que o previsto, levando a uma revisão para baixo das margens brutas e dos lucros. Esse movimento também afetou outros papéis do setor, como CYRE3 e EZTC3.
Eletrobras também teve uma queda, após notícias sobre o aumento do número de cadeiras no conselho. Segundo a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, a empresa teria cedido às pressões do governo para incluir dois indicados.
Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e outros índices:
- Ibovespa: 126.954,18 (+0,17%)
- S&P 500: 5.149,39 (+0,63%)
- Nasdaq: 16.103,45 (+0,84%)
- Dow Jones: 38.789,05 (+0,19%)
- Dólar: R$ 5,02 (+0,56%)
- Euro: R$ 5,46 (+0,38%)