Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 3 outubro, 2024
Início » A Igreja se une em oração pelo Haiti: Dia continental de solidariedade e esperança

A Igreja se une em oração pelo Haiti: Dia continental de solidariedade e esperança

Por Marina B.

Sob o lema “Todos com o Haiti”, a Igreja expressa solidariedade ao país caribenho, mergulhado na devastação da violência. Uma iniciativa conjunta do Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), da Confederação de Religiosos da América Latina e do Caribe (CLAR) e da Cáritas América Latina convoca os fiéis para um “Dia Continental de Oração” pelo Haiti, marcado para a próxima sexta-feira, 22 de março.

“Que nossas celebrações da Quaresma nesse dia sejam permeadas de orações pelo Haiti. Nossa iniciativa busca destacar essa grave e dramática crise. Unamo-nos ao clamor do povo haitiano para que sua voz ecoe na terra e alcance os céus, confiando na misericórdia e compaixão divinas por seus filhos”, afirma o comunicado do CELAM.

O Haiti enfrenta uma crescente onda de violência por parte de grupos criminosos e dias de instabilidade política desde a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry, após o adiamento das eleições gerais. Diariamente, centenas de pessoas fogem de suas casas destruídas ou cercadas por conflitos, buscando refúgio em praças ou nos 14 abrigos improvisados criados pelas autoridades em Porto Príncipe. O caos recente provocou mais 15.000 deslocados internos, aumentando para mais de 362.000 o número total de desabrigados, sendo metade deles crianças.

Embora reconheça que “a solução não está diretamente em nossas mãos”, a Igreja enfatiza a importância da coragem e da determinação das autoridades nacionais e internacionais. No entanto, destaca a força e o poder da oração como expressão de solidariedade com o povo haitiano.

O dia 22 de março foi escolhido para o “Dia Continental de Oração” em referência à “Sexta-feira de Nossa Senhora das Dores”, uma data ainda celebrada por muitas comunidades. Os organizadores convocam paróquias, congregações, institutos, organizações e redes eclesiais a não serem indiferentes ao sofrimento do povo haitiano. Além das práticas quaresmais orientadas com essa intenção, é sugerido aos fiéis realizar gestos de oração, reflexão e ação comunitária concreta em solidariedade ao Haiti.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.