Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 11 outubro, 2024
Início » Macron ameaça com envio de tropas francesas à Ucrânia: ‘Todas as opções estão sobre a mesa’

Macron ameaça com envio de tropas francesas à Ucrânia: ‘Todas as opções estão sobre a mesa’

Por Marina B.

Junto aos Estados Unidos e ao Reino Unido, a Alemanha já recusou participação direta na guerra. Macron se reúne com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Berlim, buscando reduzir tensões e avaliar apoio a Kiev.

O presidente francês, Emmanuel Macron, reafirma que o envio de tropas francesas e da OTAN à Ucrânia, permanece como opção viável.

“Todas as opções estão sobre a mesa”, declara Macron em entrevista transmitida por dois canais franceses na quinta-feira.

Em fevereiro, Macron já havia levantado essa possibilidade, enfrentando oposição do chanceler alemão, Olaf Scholz, que vetou o envio de mísseis Taurus, temendo arrastar a Alemanha para o conflito.

Apesar da controvérsia, Macron reitera que o conflito ucraniano é “existencial” para a Europa, representando uma ameaça séria ao continente.

“Apenas o regime do Kremlin é responsável. Não seremos nós”, destaca Macron, enfatizando o compromisso da França com a paz.

Macron e Scholz se encontram em Berlim. Nesta sexta-feira (15), está marcado um encontro em Berlim entre Macron, Scholz e o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, visando reduzir tensões e reforçar a assistência à Ucrânia.

Apesar da posição clara de Scholz, Estados Unidos e Reino Unido contra a participação direta alemã, a ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, ecoa Macron.

“Diminuir o apoio [à Ucrânia] nos traria a guerra mais próxima”, alerta Baerbock.

No entanto, a mídia ucraniana lembra que qualquer envio de tropas estrangeiras para o país, deve ser aprovado pelo Parlamento, algo que não está em discussão no momento.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.