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domingo, 13 outubro, 2024
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Governo do Rio de Janeiro revoluciona atendimento com Poupa Tempo digital

Por Marina B.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transformação Digital, lança uma nova era de comodidade para os cidadãos fluminenses. Desde quarta-feira (13), o Poupa Tempo RJ está disponível no portal GovRJ (Governo do Estado do Rio de Janeiro), em uma iniciativa pioneira em parceria com a Secretaria da Casa Civil e o Proderj. Essa integração representa a implantação do conceito ‘figital’, uma tendência revolucionária que busca unir a oferta de serviços tanto em ambientes físicos quanto no mundo digital, visando desburocratizar e facilitar a vida dos cidadãos.

“Essa é mais uma importante ferramenta para a população em nosso portal, que já oferece mais de 2 mil serviços. Estamos caminhando para termos um Estado 100% digital. Nosso objetivo é dar agilidade, celeridade e otimizar o atendimento ao cidadão”, declarou o governador Cláudio Castro.

A partir de agora, os cidadãos poderão realizar uma variedade de ações de forma rápida e eficiente. Entre os serviços disponíveis, estão a consulta do cadastro único (CadÚnico), a verificação da situação cadastral do CPF, a emissão da segunda via do RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados), a solicitação e consulta do seguro-desemprego, e o acesso a informações sobre o Vale Social.

A consulta aos serviços do Poupa Tempo RJ no portal é simples e rápida. Basta acessar o endereço do Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizar a busca no campo específico dos serviços na página principal ou acessar diretamente a seção “Poupa Tempo RJ” por meio da aba “cidadão”. Todo o conteúdo disponível é apresentado em linguagem simples, objetiva e inclusiva.

“Estamos sempre atentos às novas tendências e novidades que podem facilitar a vida da população com o uso da tecnologia. Como entusiasta da transformação digital, percebi que o conceito figital seria um grande diferencial na oferta dos serviços públicos. Estamos construindo um Rio de Janeiro que olha para todos, atendendo tanto o cidadão que deseja realizar diversas ações de forma digital, quanto aqueles que preferem o atendimento presencial nas unidades físicas”, destacou o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias.

Acessibilidade também é prioridade nessa iniciativa. Por meio do programa RJ Digital, os cidadãos fluminenses têm acesso a mais de 2 mil serviços no portal, agora com um intérprete virtual para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), um novo recurso implementado esse ano. A interpretação em Libras torna todo o conteúdo, incluindo textos, áudios e vídeos, acessível a todos.

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