Na gestão atual, Lula reativou o financiamento para blogs que promovem as narrativas de seu governo. No ano de 2023, o ranking das verbas federais de publicidade entre os blogs alinhados ao lulismo ficou assim:
- Brasil 247: R$ 697,4 mil
- Portal Fórum: R$ 343,6 mil
- Diário do Centro do Mundo: R$ 222,4 mil
O financiamento do notório “Brasil 171” ultrapassou os valores recebidos pelo Estadão (R$ 593,1 mil) e até mesmo pela Folha (R$ 648,9 mil), conforme divulgado recentemente pela gestão de Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Quanto às grandes emissoras:
- A Globo lidera com R$ 118,4 milhões, sendo que os dois programas mais beneficiados foram o Jornal Nacional (R$ 24 milhões) e o Fantástico (R$ 11,7 milhões).
- A Record ficou em segundo lugar com R$ 33,8 milhões, com destaque para o Jornal da Record (R$ 10,6 milhões).
- A Jovem Pan, que recebeu R$ 18,8 milhões do governo Bolsonaro, desta vez não foi contemplada.
A seguir, apresentamos a lista dos 15 maiores contratos com base nos valores recebidos:
- Globo: R$ 118,4 milhões
- Record: R$ 33,8 milhões
- SBT: R$ 22,5 milhões
- Meta (Facebook/Instagram): R$ 13,4 milhões
- Band: R$ 11,5 milhões
- Eletromídia (Mídia out of home): R$ 8,2 milhões
- TikTok: R$ 5,6 milhões
- JCDecaux (Mídia out of home): R$ 5,5 milhões
- Google: R$ 4,3 milhões
- X (antigo Twitter): R$ 3,8 milhões
- Kwai: R$ 3,3 milhões
- UOL: R$ 2,8 milhões
Vale ressaltar que esses dados foram obtidos através do portal da Secom da Presidência, que apresenta as inserções publicitárias autorizadas e realizadas em campanhas da pasta e dos ministérios, mas não inclui a verba proveniente de bancos públicos e estatais, como a Petrobras, como explicado pela Folha.