Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 14 outubro, 2024
Início » Ditadura na Espanha? Anistia para separatistas provoca revolta

Ditadura na Espanha? Anistia para separatistas provoca revolta

Por Marina B.

O presidente regional da Catalunha anunciou eleições antecipadas para 12 de maio, após o seu governo minoritário não conseguir aprovar um orçamento para a próspera região nordeste da Espanha, que abrange Barcelona.

Pere Aragonès tomou essa decisão nessa quarta-feira (13), um dia antes de uma votação no parlamento nacional espanhol, sobre uma polêmica lei de anistia que poderia perdoar centenas de líderes e apoiadores do movimento separatista, incluindo aqueles envolvidos na tentativa fracassada da Catalunha de declarar independência da Espanha em 2017.

Naquela época, alguns líderes separatistas foram presos, enquanto outros, como o ex-presidente regional Carles Puigdemont, fugiram do país.

A proposta de anistia provocou indignação entre milhões de espanhóis. Muitos que se opõem ao projeto de lei argumentam que aqueles que desencadearam uma das maiores crises do país desde a transição para a democracia após a morte do general Francisco Franco em 1975 não devem escapar impunes de acusações que incluem sedição e rebelião.

No entanto, o governo do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Madrid, depende dos partidos separatistas catalães para aprovar leis no parlamento espanhol. Além disso, o governo central está buscando o apoio desses partidos para aprovar um orçamento nacional.

Espera-se que o Partido Socialista de Sánchez e seus aliados inicialmente apoiem a lei de anistia em uma votação parlamentar na quinta-feira (14), enquanto o conservador Partido Popular e os políticos de direita se oporão a ela.

As eleições regionais catalãs estavam previstas para ocorrer antes do final do ano. A Catalunha tem sido governada por partidos separatistas por mais de uma década, mas recentemente os socialistas de Sánchez têm obtido resultados sólidos na região.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.