Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 26 outubro, 2024
Início » CCJ do Senado aprova PEC que criminaliza posse de drogas em todos os níveis

CCJ do Senado aprova PEC que criminaliza posse de drogas em todos os níveis

Por Marina B.

Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que torna crime a posse e o porte de drogas ilícitas, independentemente da quantidade.

A votação ocorreu de forma simbólica, sem contagem nominal dos votos, e agora a PEC segue para o plenário do Senado. Caso aprovada, será encaminhada à análise da Câmara dos Deputados.

Quatro senadores se posicionaram contrariamente à proposta: Marcelo Castro (MDB-PI), Fabiano Contarato (PT-ES), Jaques Wagner (PT-BA) e Humberto Costa (PT-PE).

O tema também está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento, iniciado em 2015, foi retomado recentemente, mas adiado novamente após o ministro Dias Toffoli solicitar mais tempo para análise.

A diferença entre o que está sendo discutido no STF e o que foi aprovado pela CCJ, é que o STF debate a descriminalização do porte de pequenas quantidades de maconha, sem chegar a um consenso sobre o limite aceitável. Por outro lado, a PEC aprovada no Senado visa criminalizar até mesmo a posse de pequenas quantidades, estabelecendo medidas socioeducativas e registro criminal para os indivíduos nessas condições.

A PEC, proposta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e relatada pelo senador Efraim Filho (União-PB), recebeu uma emenda do senador Rogério Marinho (PL-RN) na CCJ. Essa emenda diferencia traficantes de usuários, permitindo que os últimos sejam submetidos a penas alternativas à prisão e encaminhados para tratamento contra a dependência química, mas sem especificar a quantidade de droga que os diferencia.

Com a aprovação do relatório na CCJ, a PEC propõe inserir no artigo 5º da Constituição, a criminalização da posse e do porte de drogas ilícitas, independentemente da quantidade, com distinção entre traficantes e usuários, deixando a critério das circunstâncias do caso concreto.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.