Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 12 outubro, 2024
Início » Plano Nacional do Esporte: Senado realiza audiência para revolucionar o mundo esportivo

Plano Nacional do Esporte: Senado realiza audiência para revolucionar o mundo esportivo

Por Marina B.

O Senado realizará uma audiência pública interativa para discutir o Plano Nacional do Esporte, atualmente em análise, que visa promover a prática esportiva em todas as faixas etárias, incentivar o esporte de alto rendimento e manter o Brasil como referência no futebol mundial. O debate, agendado para quarta-feira (13) às 10h30, será conduzido pela Comissão de Esporte (CESP).

O projeto de lei (PL 409/2022) em questão, também em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), propõe que os gastos com políticas públicas voltadas para o esporte e atividades físicas sejam considerados investimentos em saúde, o que poderia resultar em mais recursos provenientes de emendas parlamentares para o setor. Além disso, o texto proíbe o contingenciamento de verbas do esporte oriundas das loterias federais.

Os senadores Romário (PL-RJ), presidente da comissão, e Carlos Portinho (PL-RJ), apresentaram requerimentos para a realização da audiência pública. Romário enfatiza a importância de um plano estratégico abrangente para fortalecer as políticas esportivas no país, propondo um diálogo com especialistas, entidades esportivas, sociedade civil e demais interessados para discutir as diretrizes, metas e ações propostas no Plano Nacional do Esporte.

Diversos representantes dos Ministérios do Esporte, Saúde e Educação, bem como dos Comitês Olímpico e Paraolímpicos brasileiros e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foram convidados para participar da audiência. Além disso, estão na lista o presidente da Associação Brasileira de Secretários Municipais de Esporte e Lazer (ABSMEL), Humberto Panzetti, e a auditora do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Paula da Silva, entre outros.

O evento será interativo, permitindo que os cidadãos enviem perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado ou pelo Portal e‑Cidadania, os quais serão lidos e respondidos ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como atividade complementar em cursos universitários, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também aceita opiniões dos cidadãos sobre projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.