Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 27 outubro, 2024
Início » Operação ‘Getsêmani’: Interditada fábrica clandestina que adulterava azeite de oliva

Operação ‘Getsêmani’: Interditada fábrica clandestina que adulterava azeite de oliva

Por Marina B.

Na última quinta-feira (7), uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério da Agricultura e Pecuária, resultou na interdição de uma fábrica clandestina de azeite de oliva em Saquarema, situada na região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O proprietário e o químico encarregado do local, foram detidos e enfrentarão acusações por crimes contra as relações de consumo. De acordo com informações da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), a fábrica importava legalmente azeite de oliva, mas adulterava o produto ao misturá-lo com outros óleos, como o de cozinha, visando aumentar a quantidade disponível para comercialização.

Após a adulteração, o azeite era reenvasado e rotulado na fábrica clandestina para ser distribuído para estabelecimentos varejistas no Rio de Janeiro e em outros estados, sendo comercializado como azeite extra virgem importado.

A operação, denominada “Getsêmani”, resultou na apreensão de milhares de litros de azeite extra virgem, óleo de soja, garrafas, tampas e rótulos falsos, além de tonéis e equipamentos industriais utilizados na fraude, juntamente com outros materiais relacionados ao processo de envasamento. Todo o material apreendido será periciado antes de ser destruído.

Além de enganar os consumidores ao vender óleo adulterado como azeite extra virgem de marcas espanholas e portuguesas conhecidas, as autoridades constataram que os produtos eram envasados em condições precárias de higiene, em desacordo com as normas sanitárias em vigor.

A operação foi realizada antes da Semana Santa, com o objetivo de evitar o consumo de grandes quantidades de produtos irregulares, que representariam um risco à saúde pública.

Até o momento, não foram divulgadas as possíveis penas para o proprietário da fábrica e o químico responsável por essa atividade criminosa.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.