Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 5 outubro, 2024
Início » Ucrânia acusa Rússia de receber armas nucleares da Coreia do Norte

Ucrânia acusa Rússia de receber armas nucleares da Coreia do Norte

Por Marina B.

Durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (7), altos funcionários ucranianos pressionaram o plano de Kiev, para encerrar o conflito de dois anos com a Rússia perante um enviado regional chinês, ao mesmo tempo em que apresentaram evidências do que afirmaram ser armamento norte-coreano fornecido a Moscou.

Andriy Yermak, chefe da administração presidencial da Ucrânia, comunicou através do Telegram que ele e sua equipe discutiram com Li Hui, representante especial da China para assuntos da Eurásia, a situação no campo de batalha e as propostas de paz de Kiev.

Yermak mencionou que o lado ucraniano abordou com Li Hui, as perspectivas de estabelecer uma paz justa para a Ucrânia, restaurando a integridade territorial e a soberania do país com base na fórmula de paz ucraniana.

O plano de paz da Ucrânia, conforme delineado pelo Presidente Volodymyr Zelenskiy, inclui a retirada de todas as tropas russas, a restauração das fronteiras pós-soviéticas de 1991 e um processo para responsabilizar a Rússia por suas ações.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China divulgado nesta sexta-feira (8), mencionou que Li teve “conversas francas e amigáveis” com Yermak sobre os laços entre os dois países e a crise ucraniana, sem fornecer detalhes específicos.

A Suíça comprometeu-se a sediar uma cúpula de paz e várias reuniões preparatórias já foram realizadas. Kiev tem buscado estreitar laços com Pequim, e a China participou de pelo menos uma dessas reuniões, embora a Rússia não tenha sido convidada.

Li, em sua segunda visita à Europa, se encontrou com um vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia em Moscou na semana passada, afirmando ser impossível discutir um acordo sobre a Ucrânia sem a participação de Moscou.

Em seu relato da reunião de quinta-feira (7), Yermak informou que a delegação chinesa foi apresentada a exemplos de fragmentos de mísseis e armas derrubados que, segundo eles, foram fabricados na Coreia do Norte e dados à Rússia para ataques contra a Ucrânia.

No mês passado, o procurador-geral da Ucrânia anunciou que especialistas descobriram que a Rússia disparou pelo menos 24 mísseis fabricados na Coreia do Norte ao longo de várias semanas.

O relato de Yermak sobre a reunião também incluiu as alegadas violações russas das convenções internacionais sobre prisioneiros de guerra e como a China poderia ajudar a garantir o retorno de crianças ucranianas deportadas. A Rússia nega tais deportações, alegando que as crianças foram retiradas da zona de guerra para sua própria segurança.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.