Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 5 outubro, 2024
Início » Senado e STF se enfrentam em disputa pela legalização da maconha

Senado e STF se enfrentam em disputa pela legalização da maconha

Por Marina B.

Senadores interpretam o pedido de vista do Ministro Dias Toffoli, no processo que discute a descriminalização do porte de maconha, como um recuo inicial do Supremo Tribunal Federal, especialmente diante da significativa rejeição da sociedade a essa tese. Efraim Filho (União Brasil-PB), relator da PEC que visa criminalizar o porte da droga, reconheceu uma mudança de panorama ao ressaltar a contagem de votos. “Saímos de um cenário de 5 a 1 para 5 a 3”, observou o senador. Toffoli tem um prazo de 90 dias para devolver o processo.

O relógio está correndo

Entretanto, o Senado não pretende esperar para ver o desenrolar dos acontecimentos. Pressionado, Rodrigo Pacheco agiu rapidamente e marcou a data da votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para quarta-feira (13).

Resposta

Para o relator, o avanço da PEC marca uma posição assertiva. “Isso preserva as prerrogativas do Congresso”, analisa o senador.

Opinião de Lula

Carlos Portinho (PL-RJ) sugere que o Palácio do Planalto comemora ao ver o Congresso sendo ultrapassado pelo STF, sem hesitação.

Limite necessário

“O Supremo continua invadindo a função original do Senado Federal. E esta não é a primeira vez que isso ocorre”, argumenta Portinho.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.