Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 1 outubro, 2024
Início » Justiça do Paquistão liberta irmãos cristãos acusados de blasfêmia após tumultos

Justiça do Paquistão liberta irmãos cristãos acusados de blasfêmia após tumultos

Por Marina B.

Na sexta-feira (1º), a Justiça do Paquistão absolveu dois irmãos cristãos, Umar Saleem, conhecido como Rocky, e Umair Saleem, conhecido como Raja, de falsas acusações de blasfêmia. Essas acusações injustas haviam desencadeado tumultos em Jaranwala no ano passado, onde casas e empresas cristãs foram atacadas por muçulmanos. O Juiz Anti-Terrorismo de Faisalabad, Muhammad Hussain, ordenou a absolvição dos irmãos após uma investigação policial revelar que foram enquadrados por três outros cristãos com quem tinham desavenças pessoais.

O advogado dos irmãos, Tahir Bashir, ressaltou que, embora tenham sido absolvidos pelo tribunal, suas vidas continuam em perigo devido à ameaça de vigilantes. Centenas de cristãos fugiram de Jaranwala quando os tumultos começaram em 16 de agosto, incendiando prédios de igrejas e invadindo casas, após alegações de profanação do Alcorão e difamação do profeta Maomé. Após uma investigação policial inocentar os irmãos, o tribunal os libertou.

A seção 265-K do Código de Processo Penal concedeu ao tribunal poder para absolver os suspeitos a qualquer momento, mesmo antes do arquivamento das acusações. Os irmãos haviam sido acusados sob seções da notória lei de blasfêmia do Paquistão, que carrega penas severas. Embora nenhuma sentença de morte tenha sido executada sob essas leis, dezenas de casas cristãs e prédios de igrejas foram danificados e saqueados em Jaranwala após as acusações. A corte também criticou a maneira como a polícia conduziu a investigação, observando que a hesitação em identificar os verdadeiros culpados só traria desonra à força.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.