Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 4 outubro, 2024
Início » Guerra contra o desmonte: Força-tarefa fecha ferros-velhos ilegais em São Gonçalo

Guerra contra o desmonte: Força-tarefa fecha ferros-velhos ilegais em São Gonçalo

Por Marina B.

A Operação Contra o Desmonte Ilegal de Veículos, fecha ferro-velhos em São Gonçalo nesta segunda-feira (4). A Força-Tarefa do Governo do Estado, dedicada ao combate ao desmonte ilegal de veículos, realizou uma ação de fiscalização em dois ferros-velhos no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Durante a operação, os agentes descobriram três veículos com registro de furto em um dos estabelecimentos, resultando na prisão em flagrante do proprietário.

“Estamos determinados a acabar com o comércio clandestino de peças roubadas e furtadas de veículos. Estabelecemos um prazo para que as empresas de desmontagem, recuperação e comércio de peças se credenciem no sistema do Detran, e esse prazo já expirou. Esse comércio ilegal alimenta outros crimes, como roubo e furto de carros. Estabelecimentos operando ilegalmente serão fechados e os proprietários serão presos”, afirmou o governador Cláudio Castro.

A Força-Tarefa, composta por equipes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e secretarias de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fazenda, coordenadas pelo Detran, utiliza um aparelho de scanner conhecido como Diagnóstico Inteligente Veicular (DIV). Esse dispositivo realiza uma leitura completa dos módulos, chassis e componentes eletrônicos dos veículos em menos de cinco minutos.

“O Detran orienta as empresas desse ramo a regularizarem seus negócios. Todo material encontrado sem comprovação de propriedade e identificação será destruído de acordo com a legislação ambiental. Esperamos que, com a redução do mercado ilegal, os crimes relacionados a peças roubadas, roubo e furto de veículos também diminuam”, destacou o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.

O sistema do scanner faz uma verificação cruzada com a base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para confirmar a procedência dos chassis e componentes. Além disso, é capaz de identificar adulterações em airbags, freios ABS e outros itens de segurança dos veículos.

A operação visa a combater a comercialização de peças de carros roubados, prevenir danos ambientais e verificar condições sanitárias devido à epidemia de dengue.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.