Nesta quinta-feira (29), servidores de 11 agências reguladoras se reunirão em frente ao Ministério da Gestão para um protesto organizado pelo Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação). O ato está programado para começar às 14h, pouco antes de uma mesa de regulação marcada para às 15h no mesmo local.
Participarão do protesto servidores de importantes órgãos reguladores, incluindo ANVISA, ANAC, ANM, ANS, ANATEL, ANTT, ANA, ANCINE, ANEEL, ANP e ANTAG. O presidente do Sinagências, Fabio Rosa, destaca os graves problemas enfrentados pelas agências, como falta de infraestrutura, orçamento e mão de obra.
Segundo Rosa, nos últimos anos, a atividade regulatória no Brasil tem enfrentado desafios significativos, com o risco iminente de colapso em agências estratégicas como a Anvisa. Ele ressalta a defasagem no setor de Portos, Aeroportos e Fronteiras e a perda de mais de mil vagas nos últimos 20 anos.
Além da urgente necessidade de reestruturação, os servidores reivindicarão durante o protesto a abertura de novas vagas em concursos públicos, reajuste salarial e valorização dos profissionais que atuam nas agências reguladoras.