Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 26 novembro, 2024
Início » Índice de confiança de serviços cai bruscamente em meio a incertezas econômicas

Índice de confiança de serviços cai bruscamente em meio a incertezas econômicas

Por Marina B.

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) registrou uma queda de 1,5 ponto em fevereiro, em comparação com janeiro, ajustado sazonalmente, alcançando 94,2 pontos, conforme divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o ICS teve um aumento de 0,2 ponto.

“A confiança no setor de serviços declinou em fevereiro, confirmando a percepção de enfraquecimento observada desde o segundo semestre de 2023. Apesar disso, há uma resiliência na demanda. Quanto ao futuro, o resultado do mês reflete a cautela dos empresários após a significativa melhora das expectativas em janeiro passado. Ainda é cedo para prever um ciclo de declínio no setor, que enfrenta um ambiente de manutenção da queda na taxa de juros e bons resultados no mercado de trabalho. No entanto, ainda não está claro se as melhorias nos indicadores econômicos já se refletiram na confiança dos empresários”, analisou Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em comunicado oficial.

Em fevereiro, o Índice de Situação Atual (ISA-S) permaneceu estável, mantendo-se em 96,4 pontos. Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE-S) registrou uma redução de 2,9 pontos, atingindo 92,1 pontos.

Os dois componentes do índice de situação atual variaram em direções opostas: o indicador que avalia a situação atual dos negócios diminuiu 1,1 ponto, para 96,3 pontos, enquanto o que avalia o volume da demanda atual aumentou 1,1 ponto, alcançando 96,5 pontos.

No que diz respeito às expectativas, a demanda prevista para os próximos três meses teve uma queda de 4,3 pontos, para 91,2 pontos, e o indicador que mede a tendência dos negócios nos próximos seis meses diminuiu 1,6 ponto, para 93,1 pontos.

De acordo com a FGV, “a desaceleração no setor de serviços ficou evidente com os resultados negativos dos últimos meses”. Em fevereiro, o Índice de Situação Atual apresentou quedas nas médias móveis trimestrais em todos os segmentos, exceto em transportes.

“Apesar da estabilização do indicador no mês, a tendência geral é de deterioração da situação atual. Todos os segmentos, com exceção dos transportes, registraram queda no índice”, complementou Pacini.

Os dados para a edição de fevereiro da Sondagem de Serviços foram coletados junto a 1.348 empresas entre os dias 1º e 26 do mês.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.