Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 26 novembro, 2024
Início » Alvos da PF por desvio milionário são ligados a vice-presidente do PT

Alvos da PF por desvio milionário são ligados a vice-presidente do PT

Por Marina B.

Três dos alvos da Operação Salus da Polícia Federal, que investiga desvios na Saúde de Maricá, foram nomeados para seus cargos pelo vice-presidente do PT, Washington Quaquá. O município é governado pelo PT há 15 anos, sendo oito desses anos sob o comando de Quaquá e os sete anos restantes pelo atual prefeito, Fabiano Horta.

Entre os alvos da operação, que incluiu busca e apreensão e afastamento de funções públicas, estão Solange Regina de Oliveira, secretária municipal de Saúde, Simone da Costa Massa, diretora do Hospital Che Guevara, e Marcelo Costa Velho Mendes de Azevedo, membro e presidente da Comissão de Avaliação de Desempenho (CAD) do município. Segundo fontes ligadas à investigação, todos foram indicados por Quaquá.

Além de ter influenciado na eleição de Fabiano Horta como prefeito de Maricá, Quaquá também teve seu filho, Diego Zeidan, como vice-prefeito na gestão de Horta. Diego, filho de Quaquá com a deputada estadual petista Zeidan, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio.

Vice-presidente do PT e vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, Quaquá planeja concorrer novamente em Maricá, buscando seu terceiro mandato no município.

A investigação da Polícia Federal aponta para desvios que ultrapassam os R$ 70 milhões em recursos públicos destinados à saúde.

A operação teve início a partir de um relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Maricá entre agosto e dezembro de 2022. O relatório levantou indícios de crimes na execução de um contrato de gestão com o Instituto Gnosis, uma organização social de saúde (OSS), vigente de fevereiro de 2020 a 2024.

Em resposta à coluna, a Prefeitura de Maricá negou os desvios e afirmou que prestará todos os esclarecimentos solicitados pela Justiça, além de cumprir todas as determinações judiciais, incluindo os afastamentos.

Quaquá não respondeu aos contatos da coluna quando procurado.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.