Nesta segunda-feira 26), agricultores poloneses interromperam o tráfego na rodovia A2, na fronteira com a Alemanha, em um protesto contra as regulamentações da União Europeia (UE) e as importações de alimentos baratos da Ucrânia.
Os manifestantes, que protestam há semanas contra as medidas da UE para combater as mudanças climáticas e a competição desleal, bloquearam a passagem de Swiecko, com a participação de agricultores alemães do outro lado da fronteira.
Segundo Adrian Wawrzyniak, porta-voz do sindicato Solidariedade dos agricultores, o bloqueio é uma demonstração de solidariedade para impedir a entrada de produtos ucranianos no mercado europeu.
Os sindicatos planejam um grande protesto em Varsóvia na terça-feira, enquanto o primeiro-ministro Donald Tusk e o presidente Andrzej Duda destacam a necessidade de resolver os problemas dos agricultores a nível da UE.
Enquanto isso, o vice-primeiro-ministro ucraniano, Oleksandr Kubrakov, exorta a Polônia a tomar medidas contra os responsáveis pelos incidentes na fronteira, incluindo o derramamento de carga de cereais ucranianos e a disseminação de pregos e parafusos na estrada.