Em menos de cinco dias, um abaixo-assinado na plataforma http://Change.org pedindo o impeachment do presidente Lula (PT) alcançou a impressionante marca de 320 mil assinaturas. A alegação principal é que ele teria cometido crime de responsabilidade ao comparar a defesa de Israel contra os ataques terroristas do Hamas ao genocídio promovido por Hitler e os nazistas. Além disso, Lula também enfrenta uma ação por crime de antissemitismo na Corte Penal Internacional de Haia. O pedido de impeachment já conta com o apoio de 139 deputados federais na Câmara.
O ato que gerou a acusação contra Lula é descrito como um crime de responsabilidade, atentando contra a unidade da nação ao demonstrar hostilidade contra uma nação estrangeira. Expor o país a perigos de guerra ou comprometer sua neutralidade é considerado crime pela lei.
O abaixo-assinado em prol do impeachment de Lula foi iniciado em 18 de [month] e rapidamente ultrapassou as 100 mil assinaturas em menos de 24 horas. O número de 139 deputados federais apoiando o impeachment já bateu um recorde. O maior apoio já registrado para um pedido de impeachment foi contra Dilma Rousseff, quando 124 deputados assinaram o pedido.