No sábado, as ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, testemunharam um embate épico entre coragem e tensão, protagonizado por Lucas Chumbo e Sebastian Steudtner. Sob a maior ondulação registrada este ano na famosa praia portuguesa, paredões que ultrapassavam os 20 metros de altura se tornaram o palco para a disputa pelo recorde mundial de maior onda surfada, envolvendo o brasileiro e o alemão, em um espetáculo que arrebatou o público no forte de São Miguel Arcanjo.
Embora haja quem afirme que o recorde foi quebrado, a homologação desse feito ainda aguarda definição. As condições assustadoras poderiam ter proporcionado o cenário ideal para os surfistas enfrentarem a maior onda da história. Sebastian Steudtner atualmente detém o recorde mundial, com uma descida em um paredão de 26,21 metros. No entanto, as ondas de hoje podem alterar o curso dessa história, com tanto Steudtner quanto Chumbo potencialmente surfando a maior onda já registrada.
Essa conquista não teria sido possível sem a mobilização de diversos surfistas e equipes. O dia foi dedicado a apoiar tanto o brasileiro quanto o alemão, proporcionando-lhes todo o suporte e segurança necessários para alcançar esse feito notável.
Vários brasileiros se uniram nas águas de Nazaré para apoiar os protagonistas do dia, incluindo Will Santana, Gabriel Sampaio, Kalani Latanzi, Michelles des Buillons, Alemão de Maresias e Lucas Fink. Além disso, dois brasileiros que se destacaram foram Ian Cosenza e Eric Rebieri, responsáveis por colocar Lucas Chumbo e Sebastian Steudtner na água, respectivamente.