Na tarde de terça-feira (20), a deputada Carla Zambelli (PL-SP), liderou a iniciativa de protocolar o pedido de impeachment do presidente Luís Inácio Lula da Silva, contando com 140 adesões favoráveis. A medida visa responsabilizar o petista pela inauguração de uma crise diplomática com Israel.
Durante uma coletiva de imprensa, Zambelli explicou que ainda aguarda mais assinaturas de diferentes partidos antes de formalizar o documento. Ela enfatizou que o pedido não é movido por questões ideológicas, mas sim baseado em um suposto crime de responsabilidade. “Se Lula se posiciona contra Israel, ele está expondo nosso país ao terrorismo”, declarou a deputada.
Zambelli também criticou a postura de Lula ao equiparar a defesa de Israel às ações de Hitler, afirmando que tal declaração colocou o Brasil em um cenário global de risco de guerra. A deputada destacou que países árabes, mesmo competindo com Israel, mantiveram neutralidade, enquanto o presidente brasileiro optou por confrontar o estado israelense.