Um comunicado emitido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, nesta quinta-feira, 22, destaca que “a mensagem se concentrará na dimensão itinerante da Igreja, com um olhar especial para os irmãos e irmãs migrantes, ícones contemporâneos da Igreja em movimento”.
“Trata-se de um caminho a ser percorrido sinodalmente para alcançarmos juntos, superando todo obstáculo e ameaça, a verdadeira pátria. Durante o trajeto, onde quer que estejamos, é essencial reconhecer a presença de Deus, que caminha com o seu povo, garantindo-lhe orientação e proteção em cada passo; mas é igualmente fundamental reconhecer a presença do Senhor, Emanuel, Deus conosco, em cada migrante que bate à porta do nosso coração e se oferece ao encontro”.
O Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados é celebrado anualmente no último domingo de setembro. Iniciado em 1914, é uma ocasião para encorajar os católicos de todo o mundo a lembrarem-se e a rezarem pelos deslocados por conflitos, perseguições e dificuldades econômicas.
Para marcar os 110 anos do Dia Mundial, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral realizará uma campanha de comunicação destinada a promover uma compreensão mais profunda do tema deste ano, por meio de vídeos, materiais informativos e reflexões teológicas.