A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta um subsídio para orientar a jornada da Igreja no Brasil durante o mês de setembro, dedicado à Bíblia. As comunidades são convidadas a mergulhar na reflexão do Livro de Ezequiel, guiadas pelo lema inspirador “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). O material disponibilizado inclui um texto-base e um livreto com encontros bíblicos para auxiliar nessa jornada.
O presidente da Comissão, Dom Leomar Antônio Brustolin, destaca que a celebração do Mês da Bíblia em todo o país é um reflexo da sinodalidade. Ele afirma: “Cada comunidade, à sua maneira, une-se às demais com o propósito comum de tornar a Palavra de Deus conhecida, rezada, meditada e, sobretudo, anunciada pelo testemunho genuíno de tantos fiéis comprometidos e apaixonados pela Escritura”.
Ao refletir sobre o testemunho do profeta Ezequiel, Dom Leomar destaca a resposta ao convite do Papa Francisco para a preparação do Jubileu 2025. Ele afirma: “O convite para sermos peregrinos da esperança nos faz assemelhar a Ezequiel: mensageiros da esperança em meio àqueles que talvez tenham se esquecido de Deus ou perdido o rumo”.
Dom Leomar expressa sua esperança de que este Mês da Bíblia se torne um marco na jornada evangelizadora e missionária da comunidade, irradiando a luz da Palavra de Deus, que convida à esperança e aponta o caminho de volta para Deus, revelando Suas maravilhas já anunciadas.
Além do texto-base, que oferece reflexões e um contexto histórico e panorâmico do Livro de Ezequiel, a Comissão preparou também encontros bíblicos, divididos em cinco sessões, para possibilitar um mergulho profundo e contemplativo na Palavra de Deus contida neste livro, seguindo sempre o método da lectio divina.
“A estrutura dos encontros busca proporcionar ao grupo não apenas um espaço para debate ou aprendizado intelectual, mas sim para uma escuta profunda do Senhor e a contemplação de Sua Palavra, que nos permite discernir novos rumos e nos convida à conversão”, explica Dom Leomar.