Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 3 outubro, 2024
Início » Agricultores poloneses bloqueiam fronteira com a Ucrânia em protesto massivo

Agricultores poloneses bloqueiam fronteira com a Ucrânia em protesto massivo

Por Alexandre G.

A fronteira entre a Polônia e a Ucrânia se tornou um campo de batalha para agricultores poloneses, que bloquearam as estradas e abriram vagões de grãos, despejando-os nos trilhos. O protesto, que visa salvar meios de subsistência ameaçados, é denunciado por Kiev como uma ação que prejudica seus esforços de guerra.

Os agricultores, em protesto contra custos crescentes e concorrência externa, especialmente da Ucrânia, estão manifestando sua frustração. Eles afirmam que as importações agrícolas da Ucrânia, isentas de direitos pela UE em 2022, estão prejudicando seus negócios.

Adrian Wawrzyniak, porta-voz do sindicato Solidariedade dos Agricultores, afirmou que todo o tráfego de passageiros e mercadorias está sendo bloqueado na fronteira. Os manifestantes exibem faixas com mensagens como “Com os grãos fluindo da Ucrânia, os agricultores poloneses irão à falência”.

Enquanto isso, os transportadores ucranianos lançaram uma contramanifestação, acusando a Polônia de traição aos valores europeus. O vice-primeiro-ministro da Ucrânia condenou a ação, chamando-a de “provocação política destinada a dividir nossas nações”.

A Polônia, aliada da Ucrânia desde o início da invasão russa, enfrenta uma tensão crescente nas relações. O governo polonês expressou simpatia pelos agricultores, mas pediu moderação para não prejudicar os esforços de guerra de Kiev.

Enquanto isso, as negociações entre a Polônia e a Ucrânia continuam, com esperança de alcançar um acordo para limitar as importações até o final de março.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.