Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 2 outubro, 2024
Início » Lula está proibido de entrar em Israel: ‘Persona non grata’ por comparar israelenses a Hitler

Lula está proibido de entrar em Israel: ‘Persona non grata’ por comparar israelenses a Hitler

Por Marina B.

Lula faz o Brasil passar vergonha ao olhos do mundo.
O governo israelense anunciou nesta segunda-feira (19) que considera o ex-presidente Lula uma ‘persona non grata’. A decisão foi tomada após ele comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza, ao genocídio perpetrado contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel, expressou a posição oficial do país nas redes sociais, afirmando que informou pessoalmente ao presidente Lula sobre sua proibição de entrada em Israel até que ele se retrate e peça desculpas pelo seu comentário. Katz argumentou que a comparação feita por Lula entre a defesa de Israel contra o Hamas, os atos de Hitler e dos nazistas, é um grave ataque antissemita que desrespeita a memória dos seis milhões de judeus mortos no Holocausto.

As polêmicas declarações de Lula foram proferidas durante sua participação na 37ª Cúpula da União Africana em Adis Abeba, Etiópia, onde ele comparou a ação de Israel em Gaza ao extermínio de judeus pelos nazistas liderados por Adolf Hitler.

A reação de Israel não se limitou apenas às palavras do ministro Katz. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou que convocará o embaixador do Brasil para discutir as declarações de Lula. Netanyahu ressaltou que as afirmações banalizam o Holocausto, um genocídio que ceifou a vida de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

“Esta manhã convoquei o embaixador brasileiro em Israel perto de Vashem, o lugar que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é ultrapassar uma linha vermelha. Israel luta por sua defesa e garantia do seu futuro até a vitória completa”, declarou Netanyahu.

A comparação da ação de Israel em Gaza à de Hitler contra judeus, também gerou rápida repercussão da comunidade israelita no Brasil.

Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) repudiou o que chamou de declarações “infundadas” de Lula. Para a entidade, a fala do petista é uma “distorção perversa da realidade”.

Por outro lado, Lula não recuou em sua posição. Ele reiterou suas declarações durante a entrevista, onde criticou a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) em Gaza. Lula comparou a situação atual na Faixa de Gaza ao genocídio cometido por Hitler contra os judeus.

“É muito engraçado. Quando eu vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente e qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio. De que não é uma guerra entre soldados e soldados, é uma guerra entre soldados altamente preparados e mulheres e crianças. Olha, se houve algum erro nessa instituição que apura dinheiro, que se apure quem errou. Mas não suspenda a ajuda humanitária…”, disse Lula.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.