Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 6 outubro, 2024
Início » Crise econômica abala Reino Unido: Recessão oficialmente declarada

Crise econômica abala Reino Unido: Recessão oficialmente declarada

Por Alexandre G.

A recessão no Reino Unido, oficialmente declarada com a queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 0,3% entre outubro e dezembro, representa um revés para Rishi Sunak e os Conservadores, cuja plataforma política centra-se no crescimento econômico.

Esta contração, definida por dois trimestres consecutivos de declínio econômico, superou as expectativas dos economistas, que previam uma redução de apenas 0,1%.

Embora as recessões anteriores tenham sido prolongadas, como durante a crise financeira global de 2008 e 2009, esta é esperada para ser moderada e de curta duração, possivelmente levando o Banco da Inglaterra a considerar cortes nas taxas de juros para estimular a economia.

A queda no poder de compra dos consumidores, devido à inflação alta e custos crescentes de energia, combinada com condições climáticas adversas que mantiveram os consumidores em casa, contribuíram para esse declínio. Além disso, a produção foi afetada negativamente, especialmente na construção, onde houve uma queda de 1,3%.

As vendas no varejo também sofreram, atingindo níveis não vistos, desde o bloqueio da COVID em janeiro de 2020.

A economia do Reino Unido já enfrentava desafios de produtividade, exacerbados pela pandemia, com um número recorde de doentes de longa duração e desempregados. Greves em vários setores também prejudicaram a produtividade ao longo de 2023.

Apesar disso, o Chanceler Jeremy Hunt expressou otimismo, apontando para sinais de uma virada econômica positiva, incluindo previsões de crescimento mais forte nos próximos anos, aumentos salariais superando a inflação e taxas de hipoteca em declínio.

Enquanto isso, o líder trabalhista, Sir Keir Starmer, criticou Sunak por não conseguir reverter o declínio econômico ao longo dos 14 anos de governo conservador, advertindo que serão os trabalhadores que suportarão o ônus da recessão.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.