Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 14 outubro, 2024
Início » Maersk adverte que interrupção de rota comercial pode durar um ano

Maersk adverte que interrupção de rota comercial pode durar um ano

Por Marina B.

A Maersk alertou na quinta-feira (8), que a interrupção da navegação pela rota comercial vital, pode estender-se até um ano, devido aos frequentes ataques a navios de carga no Mar Vermelho.

Os combatentes houthis, apoiados pelo Irã, intensificaram os ataques no final de novembro como resposta à guerra entre Israel e o Hamas. Esses eventos têm perturbado uma das rotas de transporte mais importantes do mundo, afetando diretamente o comércio global.

A empresa de transporte marítimo Maersk indicou que a interrupção prolongada, pode resultar em atrasos significativos e custos adicionais para as empresas de navegação, levantando preocupações sobre possíveis aumentos de preços para os consumidores já enfrentando uma economia fragilizada.

A situação levou a uma migração maciça de navios cargueiros e petroleiros longe da área afetada, buscando rotas alternativas mais seguras, o que resulta em viagens mais longas e custos operacionais mais elevados.

Esses incidentes têm gerado um impacto considerável nas cadeias de abastecimento, com empresas como Tesla e Ikea, enfrentando interrupções em suas operações devido a atrasos na entrega de peças e produtos.

Os custos de transporte marítimo também estão aumentando significativamente, com taxas de frete e seguros mais elevados, bem como custos adicionais associados a rotas alternativas.

Embora a situação atual seja menos severa do que durante o auge da pandemia, as preocupações persistem sobre o impacto contínuo nos preços ao consumidor e a possibilidade de uma escalada na inflação, especialmente se a instabilidade na região se agravar ou se os preços do petróleo subirem.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.