O Estado do Rio certificou aproximadamente 76 mil alunos jovens e adultos que retomaram os estudos, validando os diplomas do Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, por meio da Secretaria de Estado de Educação.
Mauricéia Pinheiro de Almeida, aos 60 anos, aguardou cinco décadas para realizar seu sonho de retornar à escola e concluir o Ensino Fundamental. Com o diploma em mãos, ela agora planeja iniciar o Ensino Médio e almeja cursar uma faculdade. Assim como Mauricéia, outros 75,9 mil estudantes tiveram seus certificados do Encceja, validados pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).
A Secretária Estadual de Educação, Roberta Barreto, destaca que a educação não proporciona apenas o aprendizado de conteúdos, mas também é o primeiro passo para construir um futuro melhor e mais digno.
Roni Van Cruz Ribeiro, de 46 anos, também recebeu seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental pela Secretaria de Estado de Educação e expressou sua confiança, afirmando que deseja continuar estudando.
O Encceja é um exame que oferece uma nova oportunidade para estudantes, que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. A Coordenadora Geral de Inspeção Escolar, Certificação e Acervo, Monique Málla, destaca o poder transformador da educação por meio desse exame.
Incentivada pela educadora Jane Maria Vimercate, Mauricéia retomou os estudos e realizou seu sonho. Jane soube das inscrições do Encceja e mobilizou membros da igreja, convencendo um grupo de 10 pessoas a voltar a estudar. A professora aposentada Erli Lucia de Carvalho ofereceu aulas de reforço semanais, resultando na aprovação de oito dos 10 membros.
Os certificados do Encceja estão disponíveis em mais de 80 locais disponibilizados pela Seeduc, facilitando o acesso dos certificados aos estudantes. A lista completa com os locais pode ser verificada [aqui](link para a lista).