A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, uniram forças nesta terça-feira, 6, durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), para firmar um “Termo de Adesão”. Este acordo prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o país através do Projeto Capacita em Redes, que será expandido para os 19 regionais da Conferência.
O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, elogiou a iniciativa do projeto, originado da Campanha da Fraternidade 2023 e desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas em colaboração com as dioceses de Pouso Alegre, Guaxupé e Campanha. “O projeto tem suas raízes na Campanha da Fraternidade, uma iniciativa de grande importância para a CNBB, que tem produzido muitos frutos ao longo de seus 60 anos”, destacou.
Além disso, Dom João Justino expressou sua satisfação em assinar o termo de adesão às vésperas do lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, que abordará o tema da “Amizade Social”. “Viver a fraternidade também implica compartilhar esforços e inteligência, como demonstrado por este projeto. O que é bom precisa ser divulgado, precisa crescer e contar com nosso apoio”, ressaltou.
Por sua vez, o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Barbosa, enfatizou a importância da parceria entre os Institutos Federais (MEC) e a CNBB para ampliar as oportunidades de capacitação em cursos de curta duração, que podem transformar vidas e renovar a esperança. “É para isso que estamos aqui. Temos testemunhos de pessoas que estavam desanimadas e, após esta oportunidade, encontraram um novo propósito para suas vidas”, enfatizou.
O ato de assinatura contou com a presença da diretora de articulação e fortalecimento de Educação Profissional e Tecnológica (MEC/Setec), Carla Comerlato Jardim, o diretor de desenvolvimento da Rede (MEC/Setec), a diretora geral do Campus Machado do IFSULDEMINAS, Aline Manke, e o deputado federal Odair José da Cunha. O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, assinou o termo de adesão em nome da CNBB.