Aos 64 anos, faleceu Mark Gustafson, renomado animador que co-dirigiu com o cineasta mexicano Guillermo del Toro o filme “Pinóquio”, agraciado com o Oscar de melhor animação no ano passado.
A triste notícia foi anunciada nesta manhã de sexta-feira por Del Toro, que não revelou a causa da morte. Em suas palavras: “Admirava Mark Gustafson mesmo antes de conhecê-lo. Um ícone da animação stop-motion; um verdadeiro artista. Uma lenda e um amigo que me inspirou e trouxe esperança ao seu redor. Ele nos deixou ontem. Hoje, prestamos homenagem a ele e sentimos sua falta”, compartilhou Del Toro no X.
Nascido nos Estados Unidos, Gustafson conquistou destaque como especialista em animação stop-motion, técnica que utiliza modelos físicos para criar filmes. Entre suas notáveis contribuições estão “O Fantástico Sr. Raposo”, dirigido por Wes Anderson em 2009, e “O Estranho Mundo de Jack”, obra escrita por Tim Burton em 1993. “Pinóquio por Guillermo del Toro” faz parte do catálogo da Netflix.
“Ele deixa para trás um legado monumental na animação, remontando às origens da arte com argila, influenciando inúmeras carreiras e obras de animadores. Seu legado histórico deixa amigos e colegas com uma filmografia notável”, concluiu Del Toro.