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segunda-feira, 25 novembro, 2024
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56% das crianças brasileiras do segundo ano do fundamental não sabem ler ou escrever

Por Alexandre G.

Mais da metade das crianças do segundo ano do Ensino Fundamental na rede pública brasileira, não adquiriu habilidades de leitura e escrita, de acordo com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021.

O Unicef revela que 56% dessas crianças não alcançaram a alfabetização na faixa etária esperada, somando-se a milhares de estudantes no Brasil que frequentam a escola sem dominar as habilidades fundamentais de leitura e escrita.

A situação já era preocupante antes da pandemia da COVID-19, quando cerca de 40% das crianças do segundo ano do ensino fundamental não estavam alfabetizadas. A crise mundial apenas agravou essa condição, com a oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, destacando o impacto da redução dos dias letivos, a dificuldade de acesso a materiais educacionais e a ausência de um suporte próximo por parte dos profissionais.

Júlia Ribeiro enfatiza que a alfabetização é uma fase crucial no percurso educacional de crianças e adolescentes, alertando que a perda desse momento pode afetar não apenas o desempenho acadêmico, mas toda a vida desses estudantes.

A especialista avalia positivamente o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo Ministério da Educação, como uma iniciativa alinhada às principais estratégias para abordar o problema. O programa, realizado em colaboração com estados e municípios, busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do Ensino Fundamental e prevê a recuperação das aprendizagens afetadas pela pandemia nos anos subsequentes.

Apesar do apoio ao programa, Júlia Ribeiro destaca a necessidade de um acompanhamento constante e monitoramento eficaz para garantir a implementação adequada e a obtenção dos resultados esperados. O Ministério da Educação informou que todos os estados, aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, juntamente com a maioria dos municípios, e investiu mais de R$ 620 milhões no programa no ano passado. Entre as ações, destacam-se a designação de mais de seis mil articuladores, beneficiando mais de 15 milhões de crianças, e a instalação de Cantinhos de Leitura nas escolas de educação infantil. O programa também estabeleceu parcerias com cinco universidades para oferecer formação continuada em leitura e escrita na educação infantil.

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