Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 novembro, 2024
Início » Greve de segurança ameaça parar principais aeroportos da Alemanha

Greve de segurança ameaça parar principais aeroportos da Alemanha

Por Marina B.

Os trabalhadores encarregados da segurança em onze aeroportos alemães, planejam interromper suas atividades nesta quinta-feira (01/02). A suspensão completa das operações é esperada nos aeroportos de Berlim, Bremen, Dresden, Düsseldorf, Erfurt, Frankfurt, Hamburgo, Hanover, Colônia, Leipzig e Stuttgart, enquanto o aeroporto de Munique e alguns aeroportos menores ficam fora da paralisação.

No aeroporto de Frankfurt, onde ocorrem voos diários de e para o Brasil, essa ação terá impactos significativos.

A paralisação foi convocada pelo sindicato Ver.di, que busca um aumento de 2,80 euros por hora de trabalho, subsídios mais generosos e bônus a partir da primeira hora extra, ao longo de doze meses.

Atualmente, os trabalhadores de segurança, empregados por empresas privadas que prestam serviços nos aeroportos, recebem um salário-base de 20,60 euros por hora, totalizando um salário bruto de pouco menos de 3.300 euros por 160 horas mensais. Além disso, há bônus por trabalho noturno, domingos, feriados e horas extras.

O sindicato argumenta que a demanda leva em consideração a perda do poder de compra devido à inflação e contempla um aumento salarial. Wolfgang Pieper, negociador-chefe do sindicato, afirma: “Já há uma escassez de trabalhadores dispostos a atuar de forma extremamente flexível nos aeroportos, durante todo o dia, nos fins de semana e feriados – a segurança no tráfego aéreo não é gratuita.”

As empresas associadas à Associação Federal de Empresas de Segurança da Aviação (BDLS) propõem um aumento salarial de 4% neste ano e 3% em 2025. O diretor administrativo da BDLS, Matthias von Randow, considera inapropriado paralisar o tráfego aéreo por um dia, enfatizando a importância de encontrar soluções através de negociações ou arbitragem.

Duas novas rodadas de negociações estão marcadas para 6 e 7, e 21 e 22 de fevereiro. Enquanto isso, um aumento planejado pelo governo alemão na taxa máxima cobrada por passageiro, de 10 para 15 euros, foi adiado para 2025 pelo Bundesrat, devido à já alta carga de custos no tráfego aéreo.

Os aproximadamente 25 mil funcionários de serviços de segurança privada desempenham papel fundamental nas verificações de passageiros, bagagens e tripulações nos aeroportos. Sem eles, o acesso e a operação das áreas de segurança tornam-se inviáveis.

A última paralisação de advertência na segurança da aviação ocorreu em março do ano passado, centrada nas condições de trabalho. Agora, o foco é o debate salarial. O sindicato Ver.di também anunciou paralisações de advertência de um dia no transporte público local em quase todos os estados alemães na sexta-feira, seguindo o encerramento da greve do sindicato dos maquinistas de trem GDL na Deutsche Bahn há menos de uma semana.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.