Depois que Elon Musk publicou seu apoio ao partido de direita AfD da Alemanha, a líder do partido, Alice Weidel, expressou sua gratidão.
A líder do partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) comemorou na sexta-feira uma publicação nas redes sociais de Elon Musk na qual o bilionário americano da tecnologia expressou apoio ao seu partido.
Musk, um importante apoiador do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, opinou em sua plataforma “X” na manhã de sexta-feira que “Somente a AfD pode salvar a Alemanha”.
Alice Weidel , que está concorrendo à chanceler como líder do AfD, respondeu a Musk uma hora depois, dizendo:
“Sim! Você está perfeitamente certo! Por favor, dê uma olhada também na minha entrevista sobre o presidente Trump, como a socialista Merkel arruinou nosso país, como a União Europeia Soviética destrói a espinha dorsal econômica do país e a Alemanha disfuncional!”
A AfD está atualmente com cerca de 19% nas pesquisas antes das eleições federais alemãs em fevereiro , ficando atrás apenas da conservadora União Democrata Cristã (CDU), com cerca de 33%.
Não é a primeira vez que Musk se dirige à AfD. No início de junho, ele postou: “Eles continuam dizendo ‘extrema direita’, mas as políticas da AfD sobre as quais li não parecem extremistas. Talvez eu esteja esquecendo de algo.”
Musk: apoio a Trump, Farage e agora ao AfD?
Depois de apoiar a campanha de reeleição do presidente eleito Trump nos Estados Unidos neste ano, Musk também expressou apoio ao partido de direita “Reform UK” do Reino Unido e seu líder populista Nigel Farage.
Esta semana, Farage disse à BBC que seu partido está em “negociações abertas” com Musk sobre uma possível doação, que o Times informou que poderia chegar a £ 78 milhões (US$ 100 milhões, € 96 milhões), de longe a maior doação política na história política britânica, gerando pedidos para que o Reino Unido endureça suas regras eleitorais.
Na Alemanha, os serviços de segurança do estado alertaram que as próximas eleições federais podem ser alvo do que eles chamam de ‘campanhas de desinformação’ não apenas da Rússia, mas também dos Estados Unidos.
Enquanto isso, o líder do neoliberal Partido Democrático Livre (FDP) da Alemanha , Christian Lindner , provocou debate neste mês quando pareceu elogiar as visões e atividades de Musk e do presidente argentino de direita Javier Milei.
“Tanto Milei quanto Musk representam visões que são em parte extremas, absurdas e até perturbadoras”, ele escreveu no jornal financeiro Handelsblatt . “No entanto, é preciso dizer: por trás das provocações há uma energia disruptiva que está faltando na Alemanha.”