Astrônomos podem ter identificado 85 sistemas planetários localizados na zona de temperatura propícia para sustentar a vida, de acordo com dados do Satélite de Rastreio de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da NASA. Os planetas descobertos, com dimensões semelhantes às de Júpiter, Saturno e Netuno, foram observados pelo TESS, que coleta informações com base nas sombras que geram ao passar na frente de uma estrela.
Conforme relatado pela revista The National, o TESS normalmente requer três trânsitos de um objeto em frente a uma estrela para identificá-lo como um exoplaneta e determinar seu período orbital. No entanto, os cientistas analisaram sistemas que apresentaram apenas duas passagens, indicando órbitas mais extensas e, potencialmente, temperaturas mais amenas.
Os exoplanetas potenciais desses 85 sistemas têm períodos orbitais variando entre 20 e 700 dias, em contraste com a maioria dos objetos estudados pelo TESS, que orbitam suas estrelas a cada 3 a 10 dias. Do total, 60 sistemas são novas descobertas, enquanto 25 foram identificados por equipes independentes usando métodos diversos, todos dentro dos dados fornecidos pelo TESS.
Faith Hawthorn, pesquisador da Universidade de Warwick, revelou que sua equipe utilizou um algoritmo para analisar uma amostra de 1,4 milhão de estrelas. Após um processo “doloroso” de filtragem, conseguiram reduzir a seleção para apenas 85 sistemas, conforme informou The National.
Essa pesquisa, liderada por Hawthorne em colaboração internacional, foi publicada nas notícias mensais da Sociedade Real de Astronomia nesta quarta-feira.