Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 18 novembro, 2024
Início » Xi promete trabalhar com Trump durante reunião com Biden

Xi promete trabalhar com Trump durante reunião com Biden

Por Alexandre Gomes

Xi disse a Biden: ‘A China está pronta para trabalhar com o novo governo dos EUA’

O presidente chinês, Xi Jinping, disse ao presidente Biden no sábado que trabalhará com o novo governo do presidente eleito Trump, enquanto os dois atuais líderes conversavam à margem do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Lima, Peru.

O encontro entre Biden e Xi marcou a primeira vez em sete meses que os dois se falaram, informou a Reuters, e pode ser a última vez que os dois se encontrarão para discutir conflitos que vão desde crimes cibernéticos a comércio, Taiwan, Mar da China Meridional e Rússia antes de Trump retornar ao Salão Oval em janeiro de 2025.

Xi disse a Biden: “O objetivo da China de um relacionamento estável, saudável e sustentável entre China e EUA permanece inalterado”, reconhecendo os “altos e baixos” entre os dois países.

“A China está pronta para trabalhar com o novo governo dos EUA para manter a comunicação, expandir a cooperação e administrar diferenças”, disse Xi.

Biden disse a Xi que manter as conversas entre líderes será vital depois que Biden deixar o cargo, de acordo com o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan, que foi visto sentado ao lado de Biden durante a reunião.

Ele também reconheceu ao líder chinês que, embora os dois nem sempre tenham concordado, suas discussões foram “francas” e “sinceras”.

A China e outros membros do G-20 provavelmente se prepararão para uma reinicialização da política “America First” de Trump, colocando uma forte ênfase em tarifas mais altas. Trump lançou uma guerra comercial com a China em seu primeiro mandato em 2018, aumentando as tarifas em até 25% sobre aço, alumínio e outros produtos chineses. A China respondeu com tarifas recíprocas contra os EUA. Trump prometeu aumentar as tarifas em até 60% sobre as importações chinesas enquanto concorria à presidência, embora não esteja claro se ele realmente iria tão alto.

Biden tem como objetivo diminuir as tensões com a China, mas durante seu encontro com Xi no sábado, pareceu haver poucos sinais de avanços nas principais questões.

Ainda assim, os dois concordaram que os humanos, e não a inteligência artificial, devem tomar as decisões finais quando se trata do uso de armas nucleares, observou a Casa Branca, marcando a primeira vez que os dois países levantaram a questão.

Biden e Xi também falaram sobre a aliada da China, a Coreia do Norte, que está aprofundando laços com a Rússia e até mesmo enviou tropas para a guerra de Moscou com a Ucrânia. O movimento levantou preocupações não apenas com Washington, mas também com capitais europeias e Pequim.

“O presidente Biden destacou que a posição publicamente declarada pela (República Popular da China) com relação à guerra na Ucrânia é que não deve haver escalada, nem ampliação do conflito, e a introdução de tropas (da República Popular Democrática da Coreia) vai diretamente contra isso”, disse Sullivan. “Ele também destacou que a RPC tem influência e capacidade, e deve usá-las para tentar evitar uma nova escalada ou expansão do conflito com a introdução de ainda mais forças da RPDC.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.