Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 18 novembro, 2024
Início » Estádio de São Januário pode ser tornado Patrimônio Cultural do Estado do Rio

Estádio de São Januário pode ser tornado Patrimônio Cultural do Estado do Rio

Por Alexandre Gomes

O Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário, pode ser declarado como Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado do Rio. A determinação é do Projeto de Lei 1.950/23, de autoria dos deputados Professor Josemar (PSol) e Vinícius Cozzolino (União), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quinta-feira (14/11). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

O projeto reconhece a importância histórica e cultural do estádio para o Rio de Janeiro e para a comunidade vascaína. São Januário é um dos estádios mais icônicos do país e tem relevância não apenas para os torcedores, mas também para o patrimônio esportivo e cultural brasileiro.

Josemar destacou que o estádio representa mais que um espaço esportivo; é um símbolo de resistência e inclusão desde 1924, quando o clube enfrentou desafios e preconceitos por sua origem popular e diversidade de seus jogadores. O parlamentar também citou que o estádio foi palco da promulgação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) na década de 40.

“Para além do clubismo, para além dos debates que a gente possa ter em relação ao futebol, é um estádio que tem 97 anos de muita história. Em 1940, naquele estádio, foi promulgada a CLT. Nesse espaço também foram feitas diversas manifestações em defesa da democracia e em relação aos direitos trabalhistas”, declarou o parlamentar.

Já Cozzolino explicou que os parlamentares protocolaram projetos semelhantes depois que São Januário foi interditado pela Justiça em agosto do ano passado. “Na nossa concepção a decisão foi imprópria. Foi uma interdição errônea porque considerava aquela área como insegura. Se formos considerar áreas inseguras, o Rio de Janeiro inteiro cai na mesma situação e não é plausível que um estádio do porte de São Januário, o estádio do Vasco da Gama, seja interditado por conta disso”, ressaltou.

Obras de modernização

A proposta garante que o reconhecimento de patrimônio não implica qualquer restrição ou gravame ao imóvel. A medida havia suscitado dúvidas na diretoria do Clube de Regatas Vasco da Gama, já que haverá uma reforma de modernização no estádio a partir do final da temporada de 2024. O objetivo é que o local seja reaberto ao público em 2027, quando São Januário completará 100 anos.

“Houve uma confusão e muitos pensaram que não poderia mais ser feita nenhuma forma de modernização caso a proposta fosse aprovada. Na verdade, a garantia da medida é para que efetivamente aquele local continue como um estádio de futebol”, explicou Professor Josemar.

Cozzolino também frisou que o reconhecimento como patrimônio ainda visa fomentar o turismo no estádio. “Um dos objetivos é aumentar a atratividade para aquelas pessoas que gostam de futebol, para que venham ao Rio de Janeiro e conheçam o São Januário”, concluiu.

O estádio fica localizado na Avenida Roberto Dinamite, número 10, no bairro Vasco da Gama, Zona Norte da capital fluminense.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.