Algumas áreas na Zona Norte, apresentam aumento preocupante em diversos tipos de roubo, segundo relatório do Cesec
Os roubos continuam a crescer no Rio de Janeiro. O relatório divulgado pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), com base nos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), aponta para uma escalada no número de crimes contra o patrimônio no estado entre janeiro e agosto de 2024. O estudo compila os dados no quinto volume da série “Crime no Rio”.
Principais indicadores da violência contra o patrimônio:
Roubos de rua: Aumento geral de 10,5% no estado, com destaque para a Capital (+17,4%) e a Baixada Fluminense (+9,2%).
Roubo em coletivo: Crescimento de 5,2%, com um salto de 26,7% na Capital. O mês de agosto registrou o maior número de roubos em coletivo de 2024, com 741 ocorrências, um aumento de 62,5% em relação ao mesmo mês de 2023.
Roubos de veículos: Aumento de 23,3% no estado, com destaque para agosto, que registrou o maior número do ano, com 2.835 ocorrências. Em comparação com agosto de 2023, esse número subiu 52%.
O relatório também destaca a Tijuca, uma das áreas que exemplificam a gravidade do problema. A região registrou aumentos significativos em diversos tipos de roubo em 2024, incluindo:
35,5% em roubos de veículos
54,7% em roubos em coletivo
34,2% em roubos de rua
O aumento desses índices tem gerado preocupação entre especialistas e autoridades, que apontam a necessidade urgente de medidas eficazes para combater o avanço da criminalidade, principalmente nas áreas mais afetadas.