Durante a ação, os bancos envolvidos oferecem opções de parcelamento, descontos nas dívidas e taxas de juros menores para refinanciamento.
Os consumidores terão a chance de renegociar suas pendências no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que ocorrerá ao longo do mês de novembro.
Essa iniciativa é uma parceria entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Banco Central, Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Procons de todo o Brasil, visando ajudar os consumidores a renegociar suas dívidas bancárias e recuperar a saúde financeira.
Os bancos participantes oferecem diferentes opções, como parcelamento, descontos e taxas de juros reduzidas, conforme suas políticas de crédito. É possível renegociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito que estejam em atraso, desde que não envolvam bens dados em garantia ou dívidas prescritas.
Na página do mutirão na internet, é possível encontrar a lista de bancos que estão participando.
Os consumidores podem consultar suas dívidas no Registrato, sistema do Banco Central que permite acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que lista as dívidas com as instituições financeiras.
As negociações devem ser feitas diretamente com a instituição credora, por meio de seus canais oficiais ou pelo portal ConsumidorGovBr, lembrando que é necessário ter uma conta Prata ou Ouro.
“Os bancos estão comprometidos em oferecer condições especiais para a renegociação de dívidas em atraso, ajudando na recuperação financeira dos consumidores. Essa mobilização nacional permite que os consumidores planejem suas dívidas e avaliem quanto podem negociar. Além disso, a página do mutirão disponibiliza conteúdos gratuitos sobre educação financeira, auxiliando na organização das finanças e na melhoria da saúde financeira.
Essa é uma importante iniciativa nacional que demonstra o compromisso dos bancos com os consumidores e a prevenção ao superendividamento”, afirma Amaury Oliva, diretor de cidadania financeira e relações com o consumidor da Febraban.