A Arábia Saudita está pronta para atuar como mediadora entre a Rússia e a Ucrânia, disse o embaixador saudita em Moscou, citado pela agência de notícias estatal russa TASS, na terça-feira.
O comunicado citou o enviado dizendo que o reino apoiava as medidas para acalmar a crise na Ucrânia e “estava pronto para fazer esforços intermediários para estabelecer contatos entre todas as partes envolvidas”.
Nenhuma negociação de paz ocorreu entre a Rússia e a Ucrânia desde as primeiras semanas da guerra em 2022, embora várias partes externas, incluindo a China e líderes africanos, tenham apresentado iniciativas de paz.
A Rússia diz que está disposta a conversar, mas que a Ucrânia teria que renunciar às suas ambições na OTAN e entregar a totalidade das quatro regiões reivindicadas por Moscou — condições que Kiev diz que seriam equivalentes à rendição.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy apresentou um “plano de vitória” em outubro que pedia à OTAN que desse à Ucrânia um convite imediato e incondicional para se juntar à aliança.