O Hezbollah, grupo terrorista apoiado pelo Irã , está escondendo US$ 500 milhões em ouro e dinheiro em um bunker secreto anteriormente administrado pelo falecido líder do grupo sob um hospital em Beruit, disseram autoridades militares israelenses na segunda-feira.
O contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, disse que a Força Aérea Israelense estava monitorando o cofre “deliberadamente” localizado abaixo do hospital al-Sahel, mas não havia planos de atacar a estrutura.
Israel tem atacado o grupo terrorista nas últimas semanas após um ano de ataques do Hezbollah em direção ao norte de Israel, forçando muitos na área a fugir.
“O bunker foi deliberadamente colocado sob um hospital, e ele contém mais de meio bilhão de dólares em dinheiro e ouro”, disse Hagari. “Esse dinheiro poderia ter sido usado para reabilitar o Líbano, mas foi para reabilitar o Hezbollah.”
O bunker é conectado ao hospital e é preenchido com camas e quartos usados para estadias longas e espaço para direcionar operações, disse a IDF. A IDF também disse que o local pertencia a Hassan Nasrallah, o líder assassinado do grupo terrorista que foi morto durante um ataque aéreo israelense em setembro.
Hagari apelou às autoridades libanesas para controlar o Hezbollah e inspecionar o local.
“Estou pedindo ao governo libanês , às autoridades libanesas e às organizações internacionais: não permitam que o Hezbollah use o dinheiro para o terror e para atacar Israel”, disse ele.
Fadi Alameh, o diretor do hospital, teria dito que a unidade estava sendo evacuada.
“Você está localizado perto de instalações e interesses pertencentes ao Hezbollah, que o exército israelense atacará em um futuro próximo”, ele teria escrito no X.
As IDF acusaram o Hezbollah, assim como o Hamas, de esconder armas e abrigar seus combatentes terroristas em hospitais, escolas e outros locais sensíveis.
Hagari também detalhou como o Irã transfere dinheiro para o Hezbollah e outras formas pelas quais o grupo terrorista financia suas operações. O braço financeiro do Hezbollah, Al-Qard Al-Hasan, fornece serviços financeiros a civis libaneses e paga os salários dos agentes do Hezbollah, ele disse.
A Força Quds do Irã transfere dinheiro para o Hezbollah proveniente do petróleo iraniano vendido na Síria, e a República Islâmica também envia malas de dinheiro e ouro por avião para a Embaixada iraniana em Beirute, que as distribui diretamente para o Hezbollah, disse a IDF.