Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 9 outubro, 2024
Início » Hezbollah dizimado diz estar pronto para negociações de cessar-fogo com Israel

Hezbollah dizimado diz estar pronto para negociações de cessar-fogo com Israel

Por Alexandre Gomes

O Hezbollah disse na terça-feira que agora está pronto para iniciar negociações de cessar-fogo com Israel, depois de sofrer sérios golpes em sua liderança e fileiras nos últimos meses.

O grupo terrorista no Líbano fez o anúncio depois de disparar mais de 100 foguetes contra o estado judeu horas antes.

O vice-secretário-geral do Hezbollah, Naim Qassem, endossou publicamente uma trégua com Israel, a primeira vez que o grupo terrorista propôs um cessar-fogo não condicionado à guerra em Gaza.

“Apoiamos os esforços políticos liderados por [o presidente do Parlamento libanês, Nabih] Berri sob a bandeira de alcançar um cessar-fogo”, disse Qassem, de acordo com uma tradução da CNN .

“Assim que o cessar-fogo estiver firmemente estabelecido e a diplomacia puder alcançá-lo, todos os outros detalhes serão discutidos e as decisões serão tomadas de forma colaborativa”, acrescentou.

O anúncio de Qassem ocorreu poucas horas após um grande bombardeio que lançou mais de 100 mísseis do Líbano contra a cidade de Haifa, no norte de Israel , a terceira maior metrópole do estado judeu.

Autoridades disseram que uma mulher na faixa dos 70 anos foi ferida por estilhaços do ataque, que ocorreu apenas um dia após outro bombardeio de mísseis na cidade que deixou outras duas pessoas feridas.

O Hezbollah havia prometido anteriormente que não pararia de atacar Israel até que o país concordasse em encerrar a guerra em Gaza, com o grupo terrorista apoiado pelo Irã disparando mísseis pela fronteira quase todos os dias desde 8 de outubro.

A disposição de Qassem em aceitar um cessar-fogo ocorre porque ele é atualmente o membro de mais alto escalão do grupo terrorista, depois que Israel dizimou suas fileiras nos últimos meses.

O chefe do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, foi morto em 27 de setembro, com autoridades de defesa israelenses revelando na terça-feira que seu sucessor planejado, Hashem Safieddine , provavelmente também foi morto em um ataque aéreo na semana passada, antes mesmo de ser formalmente eleito como substituto.

Junto com os dois chefes, os ataques aéreos das IDF no sul do Líbano e em Beirute mataram mais de uma dúzia de altos oficiais, incluindo os principais comandantes das unidades militares de elite e de lançamento de mísseis do Hezbollah.

O grupo terrorista também sofreu um duro golpe no mês passado, quando seus pagers e sistemas de rádio foram detonados em um suposto ataque israelense, matando dezenas de pessoas e deixando milhares de agentes feridos.

Os ataques terrestres de Israel no Líbano, que visam demolir os depósitos de armas e a infraestrutura do Hezbollah, também afetaram os números do grupo terrorista.

O exército israelense disse que matou mais de 200 agentes do Hezbollah durante os ataques da semana passada, com vários túneis e instalações de lançamento de foguetes destruídos ao longo da fronteira.

Ainda não está claro se Israel aceitaria um acordo de cessar-fogo com o Hezbollah, já que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu reiterou que as operações no Líbano não terminariam até que ele tivesse certeza de que o grupo terrorista não representaria mais uma ameaça ativa ao norte de Israel.

Os EUA e a França têm repetidamente instado os dois lados a firmar uma trégua por temerem que o conflito possa desencadear uma guerra total no Oriente Médio.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.