O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que o bloqueio do Twitter/X no Brasil foi uma ação que prejudicou a direita política nas eleições municipais, que ocorrerão no próximo domingo, 6 de outubro. Durante uma transmissão ao vivo no Instagram, Bolsonaro expressou sua preocupação, alegando que a suspensão da plataforma teve como objetivo favorecer a esquerda. Ele classificou a ação como uma tentativa de beneficiar o que chamou de “esquerda podre”.
A decisão de bloquear o Twitter/X no país foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 30 de agosto, com a 1ª Turma do STF confirmando a decisão de forma unânime em 2 de setembro. O bloqueio veio após a plataforma se recusar a censurar perfis de direita que, segundo o STF, estariam divulgando fake news.
Essa suspensão também se inseriu no conflito entre Moraes e Elon Musk, proprietário do Twitter/X. Musk criticou a decisão de censurar opiniões na plataforma, e a rede social enfrenta multas por desobedecer ordens judiciais, que já somam R$ 28,6 milhões.