Estivadores da Costa Leste e do Golfo deram prazo até terça-feira (2) para não paralisarem atividades
Se os estivadores dos portos da Costa Leste e do Golfo dos Estados Unidos entrarem em greve na terça-feira (2), como agora parece provável, isso pode sufocar o fornecimento de muitos produtos populares que passam por essas docas. Mas não necessariamente de forma imediata.
Empresas observam com nervosismo o prazo final da greve de 00h01 de terça-feira se aproximando com poucos sinais de progresso em direção a um acordo para evitar a paralisação de dezenas de milhares de trabalhadores.
Muitos fazem o que podem para se preparar para a greve — mas há limites.
Não faz sentido econômico — ou logístico — enviar muitas das mercadorias que chegam aos portos da Costa Leste por entradas alternativas — ou por avião.
Isso significa que os EUA podem ver alguma escassez de chocolate, álcool, frutas populares — incluindo bananas e cerejas —, e até mesmo certos carros se a greve durar muito tempo. Isso pode significar preços mais altos para os produtos disponíveis.
Compras de fim de ano em boa forma
Primeiro, as boas notícias: suas compras de fim de ano podem não ser afetadas tanto quanto você pode temer. Normalmente, 70% dos produtos que os varejistas estocam para os feriados já são enviados pelos portos nesta época do ano. E pela ameaça de greve, essa porcentagem é muito maior desta vez.
“Normalmente, a temporada de pico de remessas vai de julho ao início de novembro. Eles certamente anteciparam o cronograma este ano, para começar no final de maio ou início de junho”, disse Jonathan Gold, vice-presidente de cadeia de suprimentos e política alfandegária da Federação Nacional de Varejo (NRF, na sigla em inglês) à CNN.
Gold disse que não pode dizer que todos os produtos que os varejistas planejam oferecer aos compradores de fim de ano já chegaram.
“Há limitações que você pode trazer a qualquer momento”, disse ele. E a federação e seus membros estão preocupados com quanto tempo levará para se recuperar de uma greve curta.
“Uma paralisação de um dia leva de três a cinco dias para se recuperar”, disse ele. “Quanto mais tempo dura, pior fica.”
Ele disse que a última grande disputa trabalhista portuária, um bloqueio de 11 dias dos trabalhadores sindicalizados nos portos da Costa Oeste em 2002, significou que levou seis meses para as coisas voltarem ao normal.
Sim, não temos bananas
Mas a maioria desses produtos pode ficar em armazéns, ou mesmo em contêineres de transporte, por meses a fio. Esse não é o caso de produtos perecíveis que fluem pelos portos, como frutas e vegetais.
E talvez o melhor exemplo disso seja a fruta mais popular dos americanos, a banana.
Praticamente todas as bananas consumidas nos Estados Unidos são importadas, e 1,2 milhão de tonelada da frtua fluem pelos portos representados pela Associação Internacional dos Estivadores (ILA) — sindicato da categoria —, com Port Wilmington, em Delaware, se declarando o maior porto de bananas da América.
As importações de banana por esses portos representam 25% do consumo da fruta dos EUA, de acordo com números do Departamento Agrícola dos EUA.
Mas há muitas outras importações também, incluindo 90% das cerejas importadas, que passam por esses portos, e uma porção significativa de frutas vermelhas e outras variedades.
Embora existam fontes nacionais desses produtos, como cerejas de Michigan e estados da Costa Oeste, há mais demanda pelo produto do que os produtores dos EUA podem fornecer.
E itens alimentícios especiais, como chocolate importado e carnes da Europa também podem ficar rapidamente em falta, disse Danny Munch, economista Departamento Agrícola dos EUA.
Os consumidores que gostam de “coisas de origem estrangeira seriam impactados”, disse ele. “Será mais caro comprar esses itens, no mínimo.”
E as matérias-primas usadas pelos produtores de alimentos dos EUA, como cacau e açúcar, também chegam pelos portos com risco de greve.
Os ingredientes para o chocolate para o Halloween já chegaram, disse Munch, e isso pode não afetar a produção para o Natal. Mas a produção para o início do ano que vem pode ser afetada, dependendo da duração da greve, então os doces para o Dia dos Namorados podem ser mais difíceis de encontrar.
Beba — enquanto pode
Os americanos têm muitas fontes nacionais se quiserem beber. Mas muitos preferem importações da Europa, América do Sul ou Caribe, produtos como cerveja alemã, vinho francês, uísque escocês e irlandês, ou rum e tequila.
Há demanda suficiente para esses produtos, de modo que bebidas e destilados estão entre os principais produtos movimentados no Porto de Nova York e Nova Jersey, o maior porto que pode ser fechado por essa greve e o terceiro maior do país.
“Essa potencial greve acontece no pior momento”, disse Chris Swonger, CEO do Conselho dos Destilados, à CNN.
“Estamos nos aproximando do grande período de vendas do ano para destilados, levando aos feriados. Até mesmo uma greve de um dia pode ter repercussão significativa.”
Enquanto Swonger disse que seus membros também estavam se esforçando para aumentar as remessas antes do prazo final da greve de terça-feira, ele pontua que eles não conseguiram obter tudo o que precisam até o final do ano.
“Você pode ver o impacto na loja de bebidas no mês, dependendo do estoque”, disse ele.
Além disso, 18% da cerveja consumida nos Estados Unidos é importada, assim como 25% a 33% do vinho, bem como 90% do rum. E muitas dessas importações chegam pelos portos da Costa Leste e do Golfo.
Encontrando o carro que você quer
A boa notícia é que o fornecimento de veículos novos nos EUA voltou a níveis próximos aos pré-pandêmicos, de acordo com a Cox Automotive, aumentando significativamente em relação às mínimas históricas vistas em 2022, com a maioria das marcas europeias tendo estoques acima da média do setor.
“No curto prazo, consumidores e revendedores sentiriam pouco impacto de uma greve da ILA”, disse Erin Keating, analista executiva da Cox.
Mas mesmo um estoque saudável vale apenas dois a três meses por veículo, com modelos mais procurados tendo um estoque menor. Uma greve de longo prazo pode consumir esse estoque.
As montadoras europeias disseram que não podem dizer o quanto serão impactadas no momento.
“É muito difícil para nós prever o impacto”, disse o porta-voz da Volkswagen, Mark Gillies, à CNN. “No final das contas, mesmo que a greve seja de um ou dois dias, ela vai sustentar as coisas.”
Os baixos estoques de carros novos há alguns anos e o aumento recorde nos preços que acompanharam essa oferta restrita ocorreram devido à escassez de peças necessárias para fabricá-los.
A má notícia é que a greve pode trazer alguns desses problemas de produção de volta à tona, já que as peças automotivas vindas da Europa e até da Ásia podem ser interrompidas.
Mesmo que uma montadora obtenha relativamente poucas das peças de que precisa por meio desses portos, ela não pode terminar um carro com apenas 99% de suas peças.
“As fábricas no Centro-Oeste provavelmente experimentarão efeitos cascata dependendo de suas estratégias de fabricação — se elas dependem de entrega just-in-time ou mantêm estoque”, disse Chris Frey, gerente sênior de inteligência de negócios da Cox.
“Na maior parte, a fabricação de automóveis depende de uma cadeia de suprimentos massiva e cuidadosamente coordenada. Quando essa cadeia complexa fica obstruída, o efeito cascata pode ser imediato e doloroso.”