As ações chinesas atingiram seus maiores ganhos em um único dia em 16 anos na segunda-feira, com as ações A nacionais registrando seu maior giro de todos os tempos, enquanto os investidores se apressavam para participar de uma forte alta desencadeada pela mais recente série de medidas de estímulo de Pequim.
O índice blue-chip CSI300 agora subiu quase 30% em relação à mínima de fevereiro, o que, segundo algumas definições de mercado, sugere que ele está em um mercado em alta, mas muitos dos ganhos aconteceram muito rapidamente e ao longo de algumas sessões desde a semana passada.
Muitos traders, temendo perder a alta antes de um feriado de uma semana que começa na terça-feira, ajudaram a elevar o índice CSI300 (.CSI300), abre uma nova aba8,5% no fechamento, elevando seu ganho de cinco dias para mais de 25% — o mais forte já registrado.
O Índice Composto de Xangai (SSEC) mais amplo, abre uma nova abaenquanto isso, registrou um faturamento total de 1,17 trilhão de yuans (US$ 166,84 bilhões) e cresceu 8,1%.
Isso elevou os ganhos de cinco dias desde a última terça-feira, quando Pequim começou a implementar medidas de estímulo para conter a desaceleração da economia em geral, para 21,4%, o mais forte desde 1996.
Foi também o melhor ganho percentual diário para os índices CSI e SSEC desde 2008.
Da mesma forma, o menor índice de Shenzhen (.SZSC), abre uma nova abasubiu 11% e registrou um faturamento de 1,4 trilhão de yuans.
A forte alta nas ações chinesas ocorreu na esteira das medidas de estímulo mais agressivas anunciadas por Pequim na semana passada desde a pandemia — que vão desde cortes exagerados nas taxas até apoio fiscal — em uma tentativa de fortalecer sua economia em dificuldades.
Particularmente como um impulso para as ações , o Banco Popular da China (PBOC) também introduziu duas novas ferramentas para reforçar o mercado de capitais, uma das quais inclui um programa de swap que permite que fundos, seguradoras e corretores tenham acesso mais fácil ao financiamento para comprar ações.
Isso reacendeu o ânimo das ações chinesas em queda, que estavam estagnadas perto de mínimas de vários anos até o início deste mês, enquanto os investidores se preocupavam com as perspectivas de crescimento da China.
“É realmente uma grande reviravolta, as políticas são tão intensivas, nunca vimos instruções tão claras para interromper o declínio dos preços dos imóveis e dar suporte ao mercado de ações”, disse Dickie Wong, diretor executivo de pesquisa da Kingston Securities.
“Muitos investidores estrangeiros têm medo de perder, investidores de varejo locais estão me perguntando o que devem adicionar, investidores institucionais estão correndo para o mercado para se atualizar, e os grandes fluxos de entrada levaram o Índice Hang Seng a 21.000.”
Índice Hang Seng de Hong Kong (.HIS), abre uma nova aba, que avançou 2,4% na segunda-feira, agora subiu cerca de 24% no ano, destronando Taiwan e se tornando o mercado de ações com melhor desempenho da Ásia.
Somando-se ao momento positivo, houve notícias no domingo do banco central da China dizendo que pediria aos bancos que reduzissem as taxas de hipoteca para empréstimos imobiliários existentes antes de 31 de outubro, como parte de políticas abrangentes para dar suporte ao combalido mercado imobiliário do país.
A cidade de Guangzhou também anunciou no mesmo dia o levantamento de todas as restrições à compra de imóveis, enquanto Xangai e Shenzhen aliviaram as restrições às compras.
Isso catapultou ações de empresas imobiliárias na segunda-feira, com ações imobiliárias listadas no continente (.CSI000006), abre uma nova abaavançando 8,2%, enquanto o Índice de Propriedades do Continente Hang Seng (.HSMPI), abre uma nova abacobrado 6,4% a mais.
Otimismo dos investidores com as últimas medidas que podem ajudar a reavivar o consumo doméstico anêmico da China também elevou as ações de bens de consumo básicos (.CSICS), abre uma nova abaaumento de 8,8%, seu maior ganho percentual diário em 16 anos.
No mês, o índice CSI300 registrou um ganho de 21%, seu melhor desempenho desde dezembro de 2014. O Índice Composto de Xangai também encerrou setembro com um aumento de 17%, o maior desde abril de 2015.
O Índice Hang Seng teve seu melhor mês desde novembro de 2022, com alta de 17%, após registrar seu maior aumento semanal desde 1998 na semana passada, e o quinto maior no último meio século.
Os mercados financeiros do continente estarão fechados de 1 a 7 de outubro devido ao feriado do Dia Nacional.