A unidade também recebeu novos investimentos para adquirir equipamentos de tomografia e ressonância magnética.
Nesta quarta-feira (18/09), o governador Cláudio Castro inaugurou a primeira fase das reformas do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), localizado na Penha Circular, Zona Norte do Rio de Janeiro. As obras contemplaram a renovação do acesso à emergência e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que agora conta com 20 leitos. O total investido foi de R$ 10,6 milhões, incluindo a compra de novos equipamentos.
“O Hospital Getúlio Vargas é crucial devido à complexidade dos atendimentos, especialmente na área de traumatologia. Com 85 anos de funcionamento, esta modernização era necessária. É um processo desafiador, já que as obras estão sendo feitas enquanto o hospital continua em operação, mas os resultados já melhoram a capacidade de atendimento”, disse o governador Cláudio Castro, que visitou o hospital acompanhado da secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
A primeira fase também incluiu a reforma do Núcleo de Atenção à Família (NAF) e a criação do Espaço TEA, dedicado a exames de eletroencefalograma com sedação para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em breve, o hospital contará com novos aparelhos, como um tomógrafo fixo, um raio-X digital e um equipamento de ressonância magnética, todos já adquiridos.
“Estamos modernizando cada espaço do Hospital Getúlio Vargas. Um exemplo é a criação de uma área destinada a pacientes com TEA, onde poderão realizar exames com o suporte de suas famílias. É um marco importante para os moradores do Rio e também para os profissionais que atuam aqui”, destacou a secretária Claudia Mello.
A unidade, que possui 275 leitos, incluindo 165 de enfermaria, 64 de UTI e 46 na emergência, passará por uma segunda fase de intervenções, cujo projeto está em fase final. Essa etapa incluirá reformas e adequações na área interna da emergência, abrangendo a sala de trauma, 14 leitos de internação, além das salas verde, amarela (pediatria) e vermelha, setores de buco-maxilo e ortopedia, e o centro de imagem.
Este ano, o HEGV já realizou cerca de 34 mil atendimentos. Fundado há 85 anos, o HEGV é uma das principais emergências da rede estadual de saúde e referência no atendimento de grandes traumas na capital. Também oferece serviços em clínica geral, neurologia, ortopedia e pediatria. O hospital integra o Complexo Estadual da Penha, junto com a UPA 24h, sob gestão da Fundação Saúde do Estado. Entre janeiro e agosto de 2024, o HEGV registrou 33.922 atendimentos de urgência e emergência, com 9.329 internações, 6.267 cirurgias e 518.348 exames realizados.