Após os incêndios que têm devastado diversas regiões do Brasil, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), saiu em defesa do setor agrícola, que tem sido alvo de críticas por parte de ambientalistas. Lupion afirmou que há uma tentativa de atribuir a culpa dos incêndios ao agronegócio, embora, segundo ele, o setor seja o mais prejudicado pelo fogo.
“Há uma tentativa de atribuir culpa ao agro pelos incêndios, mas os mais prejudicados somos nós. Tem muita narrativa equivocada sendo difundida”, declarou Lupion em entrevista à CNN.
Segundo o parlamentar, os ambientalistas têm lançado críticas e associando o agronegócio aos incêndios florestais como forma de reação ao protagonismo do setor no Congresso Nacional. Lupion ressalta que o agro tem sido alvo de uma ofensiva de ambientalistas que não aceitam a sua influência crescente nas discussões legislativas.
A polêmica ocorre em um cenário de debate acalorado sobre as causas dos incêndios no Brasil, que têm gerado uma série de acusações de negligência e ações criminosas. Enquanto ambientalistas apontam o agronegócio como um dos principais responsáveis pelos desmatamentos e incêndios, lideranças do setor defendem-se afirmando que também sofrem as consequências diretas do avanço do fogo.