A nova edição do Panorama Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), divulgada nesta terça-feira (10/09), revela um aumento contínuo em todos os indicadores da doença referente à Semana Epidemiológica (SE) 35, que abrange o período de 25 a 31 de agosto. Pela segunda semana consecutiva, a maioria dos indicadores apresentou tendência de alta, embora com uma desaceleração na taxa de crescimento em comparação com os percentuais do boletim anterior.
A taxa de positividade dos testes RT-PCR realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) subiu de 3% na SE 31 (28/07 a 03/08) para 9% na SE 35. No caso dos testes rápidos de antígeno, a taxa aumentou de 4% para 8% no mesmo período. Em contraste, a taxa de positividade dos testes rápidos de antígeno da Dasa (realizados em laboratórios privados) caiu de 7% para 5%. O Lacen também registrou um aumento na positividade para Rinovírus e Covid-19 nas amostras analisadas.
O boletim indica um aumento no número de solicitações de leitos, passando de 496 na SE 31 para 544 na SE 35, embora esse número tenha diminuído em relação à SE 34 (18 a 24 de agosto), quando foram feitas 629 solicitações.
Nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), houve um aumento de 32% nos atendimentos de crianças, de 731 na SE 31 para 966 na SE 35. O número de atendimentos para adultos também subiu, de 1.139 para 1.329, uma variação de 17%.
Os indicadores precoces, como a taxa de positividade, atendimentos nas UPAs e número de solicitações de leitos, são fundamentais para monitorar o aumento de casos antes que se reflita nos sistemas de informação. O acompanhamento desses indicadores é essencial para que a SES possa preparar e reforçar as medidas de prevenção e controle, incluindo a vacinação. Apesar do aumento dos indicadores precoces, ainda não se observou impacto significativo nas taxas de ocupação dos leitos.
A divulgação do Panorama foi retomada após os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) identificarem uma tendência de crescimento gradual por pelo menos três semanas consecutivas, iniciando na SE 29 (14/07 a 20/07).
O Panorama Covid-19 utiliza dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Sistema Estadual de Regulação (SER), do Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio, e do Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), além de dados da rede Dasa em laboratórios privados.
Para consultar o Panorama Covid e obter mais informações sobre internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, acesse o Painel de Monitoramento da Covid-19: Indicadores Precoces.