Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 22 novembro, 2024
Início » Papa Francisco envia mensagem na abertura do 53º Congresso Eucarístico Internacional

Papa Francisco envia mensagem na abertura do 53º Congresso Eucarístico Internacional

Por Marina B.

Neste domingo, 8 de setembro, foi divulgada uma mensagem em vídeo do Papa Francisco para marcar a abertura do 53º Congresso Eucarístico Internacional, que ocorre em Quito de 8 a 15 de setembro. O Papa elogiou o tema do congresso, “Fraternidade para curar o mundo”, destacando que “as lições que podemos aprender com a Sagrada Eucaristia sempre nos surpreendem”.

O Santo Padre fez referência a Santo Agostinho, ressaltando que o pão simboliza a unidade do corpo místico de Cristo, que é a Igreja. “O sinal do pão acende no Povo de Deus o desejo de fraternidade, pois, assim como o pão não pode ser feito de um único grão, também devemos caminhar juntos, pois ‘embora sejamos muitos, somos um só corpo, um só pão’”.

Francisco também sublinhou a importância da água do batismo e do fogo do Espírito Santo, afirmando que “é assim que crescemos como irmãos e como Igreja, unidos pela água do batismo e purificados pelo fogo do Espírito Santo”.

Para ilustrar a conexão entre fraternidade e Eucaristia, o Papa mencionou a história da irmã alemã Angela Autsh, que morreu no campo de concentração de Auschwitz. Antes de sua prisão, ela incentivava todos a se rebelar contra o mal por meio de gestos simples e, às vezes, perigosos, como a aproximação do Sacramento do altar e a comunhão. Para Angela, “comungar era encontrar na Eucaristia um vínculo que fortalece o vigor da própria Igreja, um vínculo que fortalece a união entre seus membros e com Deus, e organizou uma rede de resistência que o inimigo não pôde desfazer, porque não responde a um desígnio humano”. O Papa Francisco destacou que “são esses gestos simples que nos tornam mais conscientes de que, se um membro sofre, todo o corpo sofre com ele. Eles nos ajudam a nos tornar Cireneus de Cristo, que tomou sobre si o peso da dor do mundo para curá-lo”.

Finalmente, o Santo Padre convidou todos a “aprender essa lição, recuperar essa fraternidade radical com Deus e entre os homens. Somos um, no único Senhor da nossa vida. Somos um de um modo que não podemos compreender plenamente, mas o que entendemos é que somente nessa unidade podemos servir ao mundo e curá-lo. Curar o mundo”, concluiu.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.